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Gestão de Conflitos e Negociações


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Tema: RH e Gestão de Pessoas
Carga horária: 14h
Público-alvo: Agentes do poder público em geral, profissionais liberais, pessoas ou entidades parceiras em projetos municipais, profissionais ligados às áreas jurídica, ambiental, de psicologia, comunicação, educação, bem como pessoas interessadas em desenvolver habili

Objetivos:

Estimular o uso do diálogo colaborativo, introduzindo noções dos métodos alternativos de resolução de conflitos, especialmente a mediação, a negociação e a construção de consenso voltadas às políticas públicas. 

RESULTADOS ESPERADOS:

O participante conhece métodos alternativos de resolução de conflitos e se vale desse novo instrumental nas diversas áreas de atuação de sua atividade profissional e também consegue usufruir de seus benefícios no âmbito pessoal. 

Orientação e Justificativa:

A sociedade atual encontrou novas formas para dirimir controvérsias de qualquer natureza. São os chamados “métodos alternativos de solução de conflitos”, que têm como desafio a implantação da cultura da paz e cujo núcleo central é o diálogo colaborativo, transformador, capaz de gerar acordos sólidos e duradouros.  Tais métodos, amplamente adotados no setor privado, vêem ganhando espaço no Poder Público. A execução de políticas públicas, sobretudo nos Municípios, caminha para uma gestão participativa no desenvolvimento de projetos em várias áreas (social, meio ambiente, saúde, educação, infra-estrutura), onde se estabelecem parcerias entre instituições governamentais, particulares, sociedades civis organizadas, organizações não governamentais, representantes comunitários, e outros, tornando-se imprescindível a atuação de agentes facilitadores de diálogo ou mediadores. Nesse contexto, é imperativo que todos os responsáveis pelo desenvolvimento e implantação dos projetos municipais conheçam os novos métodos, de modo a ampliar suas habilidades para administrar e encontrar soluções.  

Metodologia:

Aulas expositivas dialogadas; dinâmicas em grupo; debates; análise de casos.

Temas:

Comunicação: a escuta ativa e o diálogo colaborativo; a comunicação como pressuposto para a resolução de conflitos – a moderna cultura da paz; mudança de paradigmas: sair do “ganha e perde” para o “ganha-ganha”; a negociação como instrumento para preservar o relacionamento entre as partes ; mediação: conceito, princípios, aplicabilidade; políticas públicas facilitadas por diálogos mediadores; construção de consenso; gestão participativa e a importância do mediador


programa completo

Comunicação: base para resolução de conflitos

Noções sobre comunicação. Técnicas: a escuta ativa, o diálogo colaborativo.

Mediação como instrumento para construção de acordos

Mediação: conceito, princípios e aplicabilidade

Negociação e Mediação na Administração Pública

A Nova Lei 13.410/15 – A importância do Marco Legal

O Mediador e Sua atuação na Gestão de Políticas Públicas

Construção de consenso; Caminhos para conciliar interesses distintos e viabilizar o desenvolvimento de programas governamentais

Redefinição do Papel do Estado e da Administração Pública

Métodos consensuais que se alinham com a gestão participativa e eficiente no setor público. A sistematização introduzida pelo Judiciário: Resolução 125/10 do C.N.J.

coordenador

Eder Brito

Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

professores

Ângela M. Teixeira Leite Pacheco di Francesco

Mara de Mello Faria


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