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curso

Cultura, patrimônio, artes, lazer e turismo: características, tendências e entrelaçamentos possíveis


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crédito foto: Vinicius Gomes


Área: Educação e Outras Políticas Públicas
Tema: Desenvolvimento Local e Regional
Carga horária: 14h
Público-alvo: Prefeitos, vereadores, secretários municipais de cultura, turismo, educação e áreas correlatas; assessores e gestores de secretarias municipais de cultura, turismo, artes, lazer e outras áreas passíveis de integração com políticas públicas destas áreas; servidores de órgãos públicos responsáveis pela conservação e preservação do patrimônio histórico; servidores que atuam em centros culturais, museus, fundações, autarquias e outros órgãos públicos que lidam diretamente com demandas ligadas à cultura e turismo; entidades do terceiro setor conveniadas com o poder público; jornalistas, professores, estudantes e membros de organizações sociais de cultura.

Objetivos:

Debater o papel do município na gestão local da cultura, turismo e patrimônio, apresentando os principais conceitos pertinentes, legislação específica, formas de atuação e intervenção e exemplos de projetos e ações práticas. Ilustrar as políticas de cultura, turismo e patrimônio com casos e exemplos bem sucedidos, além de caminhos a serem seguidos pela gestão municipal. Apontar, para os participantes, tendências e caminhos para o desenvolvimento das artes, inclusive a formação de gosto e repertório cultural.

parceria

Fundação Konrad Adenauer


programa completo

Cultura, turismo e patrimônio histórico: políticas públicas e principais inter-relações possíveis.

1. Cultura, turismo e patrimônio histórico: conceitos, definições e pontos introdutórios; 2. Políticas públicas de cultura e patrimônio: principais características; 3. Políticas públicas de turismo: principais características; 4. Cultura, turismo e patrimônio: inter-relações possíveis; 5. Gestão pública de cultura, turismo e patrimônio: idéias, projetos e ações.

Gestão de cultura na esfera municipal.

1. Arte e cultura: distinções fundamentais. O “viés identitário” e a importância de apoiá-lo; os riscos de exagero; 2. As esferas da vida artística acerca das quais o gestor cultural precisa ter noções mínimas; a arte mundialmente consagrada do passado; a arte viva em movimento nos países avançados; a arte viva em movimento no Brasil; a arte regional e local; 3. Como tirar proveito das inovações tecnológicas que tornam possível montar programações com obras das várias esferas; 4. Como integrar e aproveitar o conhecimento dos residentes cultivados na montagem de uma programação; como aproveitar as sinergias com a gestão educacional; 5. A importância de projetos consorciados em arte para tornar itinerantes acervos em domínio das instâncias estaduais e federais; 6. Gestor cultural como “aproximador” de agentes com competências artísticas e sua criatividade; historiadores e críticos de arte e sua capacidade analítica, sonoplastas e iluminadores e seu conhecimento técnico; produtores culturais e sua capacidade técnico-financeira.

coordenador

Eder Brito

Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

professores

André Fontan Köhler

Doutor em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e Mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP); professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).


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