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Liderança e Trabalho em Equipe


Oficinamunicipal-grid_6
crédito foto: Caetano Scannavino Filho


Área: Transversal
Tema: RH e Gestão de Pessoas
Carga horária: 7h
Público-alvo: Gestores e técnicos de Prefeituras, Secretarias e Câmaras Municipais, profissionais e consultores que atuam na área de recursos humanos e administração, estudantes e professores universitários com interesse neste campo.

Objetivos:

Justificativa: Temos vivido na sociedade contemporânea uma série de transformações nas organizações, principalmente no âmbito das relações humanas. As organizações do setor público, por sua vez, também fazem parte desse movimento de transformações. São processos que culminam na necessidade de adaptação nas formas de relacionamento interpessoais e de surgimento de lideranças capazes de reunir uma série de competências que os permitam dirigir equipes de modo a cumprir satisfatoriamente os novos desafios colocados à Administração Pública.

 

Objetivo: Fazer com que aqueles que ocupam posições de liderança no setor público compreendam o significado, conceitos e ferramentas de liderança neste contexto e desenvolvam a capacidade de gerir equipes a partir de estratégias de formação de consenso e diálogo.

 

parceria

Fundação Konrad Adenauer


programa completo

Liderança: significado, conceitos e ferramentas

Conscientização sobre o papel protagonista do líder;

Oportunidades e desafios para a liderança na esfera pública

Contextualização das oportunidades e desafios para a liderança na esfera pública;

Comprometimento e motivação organizacional

Motivação organizacional: identificação dos pontos fortes presentes nas lideranças gerenciais para fazer frente aos desafios e oportunidades; Elaboração de plano de ação: identificação e articulação dos próximos passos (definição de metas individuais e grupais para a ação imediata);

Estratégias para o trabalho em Equipe

O trabalho em equipe como base fundamental para transformação: alinhando a organização em torno de um propósito e objetivo comum; Comunicação, comportamento, sistemas de reconhecimento e outras ferramentas para viabilizar o alcance de objetivos; Reflexão final: estratégias utilizadas pelo líder para trabalho e comprometimento da equipe, formação de consenso e alcance de resultados.

coordenador

Eder Brito

Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

professores

Maria Fernanda Teixeira da Costa

Mestre em Psicologia Social (IP-USP/2005), Administradora de Empresas (FAAP/1984) com pós-graduação em Marketing (FGV-SP/1990). Especialista em Desenvolvimento Organizacional.


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