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Administração Pública Municipal – inovação e comunicação governamental


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crédito foto: Oficina Municipal


Tema: Administração Pública Municipal
Carga horária: 28h
Público-alvo: Prefeitos e secretários municipais, diretores de área, vereadores e assessores legislativos, bem como, profissionais de organizações do terceiro setor que atuam em parceria com Prefeituras.

Objetivos:

Debater a gestão de organizações públicas sob os aspectos políticos e administrativos, abordando os macroprocessos da administração pública municipal a partir de suas áreas funcionais

parceria

Fundação Konrad Adenauer


programa completo

Desafios da Administração Municipal

• Aspectos da atuação do Prefeito • Organização da Equipe • O processo que envolve a tomada de decisão

Comunicação Governamental, Marketing Político e Processo Eleitoral

• A comunicação como princípio constitucional • Estratégias de comunicação • A convergência de mídias • Marketing eleitoral e propaganda governamental • Reflexões éticas e aspectos centrais da comunicação

Planejamento Estratégico e Processo Orçamentário

• Aspectos da Gestão Política, Gestão macroeconômica e Intercâmbio de Problemas. (método PES – Matus) • O aspecto da eficácia formal, técnica, material e política na Gestão Pública • Sistemas de Planejamento Orçamentário: PPA, LDO e LOA • Eficiência do Gasto Público

Liderança nas Organizações Públicas

• Contexto da liderança nas organizações públicas • Influências dos processos sociais no comportamento dos indivíduos • O papel do líder no exercício de mudança da organização pública

Sistemas de Informação e Governo Eletrônico

• O uso estratégico da Tecnologia da Informação nos Municípios • Prestação de contas • Prestação de serviços aos cidadãos • Participação democrática no ambiente digital • Estágios de Governo Eletrônico e e-democracia • Transparência e Accountabillity

Gestão de Projetos na Administração Pública

Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública Municipal

• Desafios para a Gestão de Recursos Humanos no Setor Público • Gestão de Pessoas e o processo de Reforma do Estado. • Formas de contratação e relações de trabalho entre o Estado e os servidores públicos. • Regime jurídico dos servidores

Inovações e Tendências na Gestão de Organizações Públicas

• Políticas Públicas e o fenômeno da descentralização • Novos arranjos institucionais na gestão pública • Inovações em Políticas Públicas Locais

coordenador

Eder Brito

Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

professores

Clóvis Bueno de Azevedo

Doutor em ciência política pela FFLCH/USP; Servidor público de carreira da Prefeitura de São Paulo; Foi diretor de formação profissional da FUNDAP e atualmente é Professor do Departamento de Gestão Pública da EAESP/FGV

Fernando de Souza Coelho

Doutor em Administração e Governo (EAESP-FGV), Professor do Curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP. Especialista em Gestão Pública nas área de Planejamento Governamental, Recursos Humanos no Governo e Marketing de Serviços Públicos.

Humberto Dantas

Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor e pesquisador do Insper. Coordenador de cursos de pós-graduação na FIPE-USP e na FESP-SP. Professor e coordenador de cursos de cidadania e política da Oficina Municipal. Consultor do Movimento Voto Consciente e conselheiro da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão e da Rádio Estadão.

Ilca Moya

Pedagoga e mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura - Espanha. Mestranda em Comunicação Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi  onde é professora nos cursos de MBA - Comercio Exterior e Finanças  e de graduação: Marketing, Administração e Direito. É professora convidada de diversas instituições de ensino, além de palestrante e conferencista em diversos eventos. Respondeu pela direção do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de São Paulo no período de 2001/2002 e 1989/1992.

José Fogaça

formado em Direito, participou da campanha das Diretas Já, foi prefeito de Porto Alegre (2005 a 2010), exerceu os cargos de deputado estadual (1978 a 1982), deputado federal (1982 a 1986) e senador (1987 a 2002). Atualmente é Professor Palestrante da Coordenação de Pós-Graduação no Curso de Instituições Brasileiras nas Faculdades Rio-Grandenses (FARGS).

Otávio Prado

Geólogo e historiador formado pela USP, possui especialização em Gestão Ambiental pela USP, mestrado e doutorado em Administração Pública e governo pela FGV/EAESP. Atualmente é funcionário efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo e pesquisador autônomo do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV/EAESP.

Paulo de Tarso Côrte

Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP.  Consultor sênior da Administração Pública nas áreas de planejamento Estratégico Situacional e Gestão Pública Municipal.

Ursula Dias Peres

Doutora em Economia de Empresas EAESP-FGV. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão pública e controladoria do setor público. Professora do curso de graduação em gestão de Políticas Públicas da USP. Atuou como gestora na área de orçamento público e consultora de empresas e governos nas áreas de planejamento e orçamento, gestão de políticas públicas, recursos da educação e fundos municipais.


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