receba a newsletter

seu carrinho

Seu carrinho encontra-se vazio.

curso

Pré-candidatos Eleições 2012


Oficinamunicipal-grid_6
crédito foto: Oficina Municipal


Área: Cidadania e Política
Tema: Política no Brasil, Controle da Corrupção no Brasil, Marketing Político, Estado e Três Poderes
Carga horária: 14h
Público-alvo: servidores públicos envolvidos em campanhas, militantes partidários e pré-candidatos.

Objetivos:

Debater por meio de técnicas e análise de casos o universo das campanhas com vistas ao desenvolvimento de ações em 2012.

parceria

Fundação Konrad Adenauer


programa completo

Aspectos legais das campanhas eleitorais.

O caráter legal tem ocupado cada vez mais espaço nas disputas eleitorais. Muitos pleitos têm terminado nos tribunais. Assim, um bom advogado e o conhecimento das leis são essenciais para o sucesso de qualquer campanha política. Iniciar o curso compreendendo o que é e o que não é permitido é levar o aluno a rever práticas culturalmente aceitas, que por vezes escapam à legalidade.

Tópicos gerais do Marketing Político.

Compreender aspectos gerais do marketing político enquanto uma ciência que tem metodologia e deve ser desenvolvido na prática cotidiana das campanhas. Levar o aluno ao conhecimento de conceitos como o de opinião pública e entender o papel das pesquisas e dos instrumentos de comunicação nas campanhas é tarefa fundamental.

Estratégias de marketing político.

Conceber estratégias, considerando as diversidades locais é tarefa fundamental. Não existe fórmula pronta, mas sim mecanismos que devem ser empregados para a formatação de uma boa campanha. Compreender as diversidades e os desafios técnicos é essencial.

Análise de cases – as eleições majoritárias e proporcionais.

Analisar cases que permitam a compreensão de aspectos teóricos em ações práticas desenvolvidas ao longo das campanhas de 2008 e 2010. Permitir ao aluno uma visão dos aspectos apresentados, permitindo um debate pautado em realidades diferentes vividas nas mais diferentes cidades do país. Participação especial de Fabio Batista, profissional de marketing político com experiência em campanhas proporcionais.

coordenador

Eder Brito

Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

professores

Humberto Dantas

Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor e pesquisador do Insper. Coordenador de cursos de pós-graduação na FIPE-USP e na FESP-SP. Professor e coordenador de cursos de cidadania e política da Oficina Municipal. Consultor do Movimento Voto Consciente e conselheiro da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão e da Rádio Estadão.

Hilton Cesario Fernandes

Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e ministra cursos de Excel há mais de 20 anos. Graduado em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), é especialista em pesquisas de opinião e atuou como pesquisador nas principais campanhas eleitorais brasileiras (Presidência, Governos Estaduais, Prefeituras, Senado e Referendo). Em 2010 foi coordenador das pesquisas estratégicas para a campanha presidencial da candidata Marina Silva pelo Partido Verde. Possui experiência em avaliação de governos e serviços, incluindo projetos em Portugal e Venezuela.

Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa

Advogado, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo (UNESP), Consultor Jurídico Eleitoral, Parlamentar e Partidário, Professor da Oficina Municipal no Curso de Cidadania, Professor da EDP no Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral, Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB SP.


compartilhe

Indique essa oficina:


facebook
twitter
email
delicious


atividades relacionadas

Política no brasil

Curso

Política no Brasil - Curso II - Extensivo

Área: Cidadania e Política
Tema: Política no Brasil
clique para saber mais

Oficina

Documentário Porta a Porta - a política em dois tempos

Área: Cidadania e Política
Tema: Política no Brasil, Marketing Político, Princípios da Democracia, Partidos Políticos, Controle da Corrupção no Brasil, Estado e Três Poderes
clique para saber mais

Curso

Partidos Políticos no Brasil - Curso VI

Área: Cidadania e Política
Tema: Política no Brasil
clique para saber mais

Controle da corrupção no brasil

Oficina

Documentário Porta a Porta - a política em dois tempos

Área: Cidadania e Política
Tema: Política no Brasil, Marketing Político, Princípios da Democracia, Partidos Políticos, Controle da Corrupção no Brasil, Estado e Três Poderes
clique para saber mais

Curso

Inovações e Tendências no Legislativo Municipal

Área: Legislativo
Tema: Política no Brasil, Administração Pública Municipal, Controle da Corrupção no Brasil, Estado e Três Poderes
clique para saber mais

Marketing político

Curso

Marketing Político e Campanhas Eleitorais

Área: Cidadania e Política
Tema: Marketing Político
clique para saber mais

Oficina

Documentário Porta a Porta - a política em dois tempos

Área: Cidadania e Política
Tema: Política no Brasil, Marketing Político, Princípios da Democracia, Partidos Políticos, Controle da Corrupção no Brasil, Estado e Três Poderes
clique para saber mais

Estado e três poderes

Curso

Três Poderes e Sociedade no Brasil - Curso III - Módulo Extensivo

Área: Cidadania e Política
Tema: Estado e Três Poderes
clique para saber mais

Oficina

Jogos de Cidadania

Área: Cidadania e Política
Tema: Estado e Três Poderes, Princípios da Democracia
clique para saber mais

Oficina

Documentário Porta a Porta - a política em dois tempos

Área: Cidadania e Política
Tema: Política no Brasil, Marketing Político, Princípios da Democracia, Partidos Políticos, Controle da Corrupção no Brasil, Estado e Três Poderes
clique para saber mais

sob encomenda

As oficinas e cursos apresentados no site da Oficina Municipal podem ser encomendados para serem realizados em seu município ou instituição. Clique aqui, faça sua solicitação e logo receberá uma proposta.