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eventos e notícias

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20.03.2018

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Lançamento do Livro – Política Municipal e Regional – Volume 05

Inscrições gratuitas

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12.04.2018

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Seminário Gestão Integral e Integralidade da Infância: Caminhos para a Educação Infantil

Este seminário tem o objetivo de compartilhar conceitos-chave e exemplos práticos relativos a políticas públicas para a garantia dos direitos da infância no Brasil atual. As discussões serão ilustradas e debatidas a partir da experiência do Programa Primeiro a Infância, do Fundo Juntos pela Educação.

A Oficina Municipal é coordenadora técnica do Programa Primeiro a Infância.

 

As inscrições estão encerradas, mas o seminário será transmitido online pela fanpage do Instituto Arcor Brasil no Facebook.

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21.04.2018

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Curso Formação Política para Católicos

Este programa se volta especialmente aos fiéis católicos que participam de pastorais, movimentos eclesiais e novas comunidades católicas, que buscam aprofundar os seus conhecimentos sobre os princípios da Doutrina Social da Igreja numa perspectiva aplicada à realidade em que vivem.

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03 a 04.06.2018

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17ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas e o 2º Fórum Internacional da Mãe Terra

Evento gratuito será realizado no dia 3 de junho, no Parque Villa Lobos e no dia 4 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo.

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25.06.2018

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Lançamento do Livro - Volume 06 - Partidos Políticos

O evento de apresentação da obra ocorre em momento importante, às vésperas de mais uma eleição presidencial no país, momento em que o sistema eleitoral e os partidos políticos estão mais uma vez no centro da agenda pública.

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23 a 27.07.2018

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Partidos Políticos: curso de férias

"Partidos Políticos" é o terceiro módulo dos cursos de férias no mês de Julho. 

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31.07.2018

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Oficina Municipal e AMVAPA promovem capacitação para gestores municipais do Turismo

Capacitação vai apresentar métodos e ferramentas de comunicação estratégica voltadas ao desenvolvimento do Turismo

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07 a 09.08.2018

El Futuro Del Gobierno: gobernanza, innovación y liderazgo público para el siglo XXI

Trata-se de uma iniciativa conjunta de Escola de Governo da Organização dos Estados Americanos (OEA), Fundación Ciencias para Gobernar (CiGob) e Fundação Konrad Adenauer (KAS), através do Programa Regional Partidos Políticos e Democracia na América Latina.

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16.08.2018

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Oficina Municipal e CODEVAR debatem Código Tributário Regional no interior paulista

Capacitação no mês de agosto oferece capacitação para Prefeituras integrantes da Câmara Técnica Tributária do Consórcio

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15.09 a 20.10.2018

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Curso Formação Política para Cristão inicia em setembro

Evento

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14.10 a 30.11.2018

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Curso EaD - Doutrina Social da Igreja

Este curso pretende ser um caminho de formação e de conversão ao Evangelho no dia a dia da rotina do trabalho, da vida de família, da vida social e política do país, com as orientações da doutrina social da Igreja Católica.

A Doutrina Social da Igreja é o conjunto dos grandes princípios deduzidos do Evangelho para se estruturar uma sociedade mais humana e fraterna. Em suma, é a resposta cristã aos problemas da sociedade contemporânea. À Igreja não compete formular soluções para os variáveis problemas de ordem econômica, orçamentária e política, mas sim, propor os princípios perenes que encaminham a solução de tais questões.

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15.10 a 30.11.2018

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Antropologia da Mulher Segundo Edith Stein

Este Módulo pretende ser um caminho de formação e de conversão ao Evangelho no dia a dia da rotina do trabalho, da vida de família, da vida social e política do país, com as orientações da doutrina social da Igreja Católica.

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08.08.2011

Formação para a cidadania: e a escola com isso?

 

A chance de um universitário ser muito interessado em política em 1993 era 3,6 vezes maior do que a de alguém com fundamental incompleto; já em 2006, esse valor caiu para 1,6. “Significa dizer que o comportamento político do universitário era maior antes e decresceu até níveis semelhantes ao de uma pessoa no fundamental incompleto”, pontua o pesquisador Rogério Schlegel, que estudou o tema educação e comportamento político em sua tese de doutorado, defendida no final do ano passado.

Ao mesmo tempo, em 2009, pesquisa sobre a confiança nas instituições, do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), mostrou que quase 60% dos entrevistados não confiam ou pouco confiam no Congresso Nacional. Além disso, quase 70% têm a mesma desconfiança em relação aos partidos políticos.

 

Neste cenário, de crescente desinteresse e elevada desconfiança, como a escola pode contribuir para a formação de cidadãos mais interessados, envolvidos, mobilizados e ativos politicamente?

Dentro de sala de aula, há apenas exemplos pontuais de ações voltadas para a formação cidadã do sujeito, de acordo com o doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Humberto Dantas. “O que observamos nas escolas ainda é um enorme afastamento em relação aos assuntos políticos, tirando algumas exceções”, diz. “O conteúdo das disciplinas que abarcam a cidadania não pode ficar a critério apenas de alguns poucos professores que tomam a iniciativa nessa direção.”

Ao longo dos últimos oito anos, Dantas atuou em mais de 160 cursos de formação política como professor ou coordenador, ministrados por meio de ONGs ou institutos. Mas, para ele, a escola deveria ser o principal motor para a formação cidadã dos alunos. “Refletir em sala de aula para a vida em sociedade, investir no saber com qualidade de cultura política e de cultura nacional seria algo muito razoável.”

Mas, segundo ele, é no terceiro setor que tem ocorrido as mais expressivas ações de educação política no Brasil em termos de diversidade. A Escola de Governo de São Paulo e o Movimento Voto Consciente são duas delas.

 

Já os Centros de Integração da Cidadania (CICs), promovido pelo poder público, também tem cumprido o papel. No primeiro semestre, cerca de 400 alunos de ensino médio foram formados pelos CICs. Para o segundo, seis turmas devem concluir o curso de iniciação política, contabilizando um total de mil estudantes no ano.

Correndo atrás do prejuízo
A questão não é recente. José Eduardo Freitas Prado é engenheiro, aposentado há 20 anos. Ele resolveu, desde o início do ano, participar das oficinas de cidadania e política ministradas na ONG Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública. Junto com sua esposa, professora, mais três colegas engenheiros e um químico industrial – todos aposentados, com idades entre 70 e 80 anos –, Prado quer estudar e debater assuntos que promovam a democracia participativa.

Desirèe Luíse - 04/08/11

fonte

Portal Aprendiz