05.06.2012
V Congresso Consad debate sobre transparência, controle social, corrupção e gestão de recursos humanos.
Os desafios que o Brasil precisa enfrentar para consolidar sua posição no cenário internacional são muitos. Para isso, é necessário que a administração pública esteja preparada para responder às demandas da população e para tornar a gestão do Estado cada vez mais eficiente.
O Congresso do Conselho Nacional dos Secretários de Administração – Consad - vem se tornando uma referência nacional para o serviço público da União, dos estados e dos municípios. O encontro é uma oportunidade de atualização e de formação de redes de interação sobre o que acontece em cada Estado, se configurando como um canal importantíssimo para trocas de experiências na área da gestão pública.
A quinta edição do congresso, que ocorreu dos dias 4 a 6 de junho, em Brasília, abriu espaço para a discussão dos temas prioritários na agenda dos governos. Dentre os temas mais discutidos estão: combate à corrupção, transparência, controle social e gestão de recursos humanos.
O evento contou com a participação de aproximadamente 2 mil gestores públicos, dentre os quais 14 secretários de Estado de Administração além dos governadores do Distrito Federal e de Minas Gerais. Neste ano foram apresentados 185 trabalhos divididos em cinco áreas temáticas: Gestão da Despesa Pública e da Transparência Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Estrutura do Setor Público, Formas Alternativas de Oferta de Serviços Públicos e Reforma pelo Lado da Demanda - mudanças institucionais que acarretam maior pressão sobre os governos.
O evento aconteceu em meio a um momento desafiador no cenário brasileiro: a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, que obriga estados, municípios e governo federal a publicar dados dos seus processos administrativos. Do ponto de vista da transparência, o Brasil começa a avançar, mas para que essa lei seja efetivamente colocada em prática é preciso que ocorra uma mudança na cultura do serviço público e a adequação dos sistemas de informação para essa nova demanda.
Os artigos apresentados no evento podem ser baixados gratuitamente no endereço eletrônico: www.consad.org.br
fonte
http://www.consad.org.br/