* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Planejamento Estratégico aplicado à Gestão Municipal

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • a)    Discutir e refletir criticamente sobre práticas de planejamento na administração pública brasileira;

    b)    Apresentar abordagens e métodos de planejamento aplicáveis à administração municipal;

    c)    Introduzir a visão de planejamento estratégico situacional nas práticas dos órgãos de governos municipais brasileiros;

    d)    Auxiliar os gestores públicos municipais a identificarem as peculiaridades do planejamento estratégico no contexto dos governos locais. 

    Inscrição Gratuita: Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, este curso é oferecido exclusiva e gratuitamente a servidores públicos municipais lotados em Prefeituras, Câmaras Legislativas e Governos Estaduais. Para democratizar o acesso, possibilitando a participação de um número maior de municípios, fica estabelecido o limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s). Também é possível realizar a atividade in company, sob encomenda, na sede de sua Prefeitura ou Câmara Municipal. IMPORTANTE: Os participantes inscritos que por ventura desistirem da vaga, deverão informar a Oficina Municipal com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis anteriores à realização da atividade; Os participantes inscritos que não informarem sobre a desistência ou não comparecerem, ficarão impossibilitados de participar de quaisquer atividades gratuitas da Oficina Municipal por um período de 12 (doze) meses. 

    Temas:
    Planejamento Municipal

  • Programa completo

  • Roda de apresentação dos participantes e mapeamento de expectativas

    Apresentação individual dos participantes e mapeamento das expectativas, permitindo a otimização dos trabalhos do dia; Apresentação da missão, visão e valores da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer, contextualizando os temas da cidadania, política e federalismo no exercício do programa de formação.

    Pensar o planejamento governamental

    Apresentação de algumas das mais importantes abordagens e metodologias de planejamento governamental com ênfase no entendimento crítico das diferenças entre o planejamento estratégico tradicional e o planejamento estratégico situacional.

    Introdução à metodologia do PES

    Possibilitar o contato com os principais conceitos e elementos do planejamento estratégico situacional de forma a assegurar condições para o reconhecimento da produção social como um jogo e o plano de governo como uma aposta. Entre outros, serão tratados o conceito de Problema, Calculo Interativo e de Situação.

    Conhecer e construir o futuro

    As bases da epistemologia do planejamento. Improvisação x Cálculo Interativo: como planejar o enfrentamento de problemas quase estruturados. Reconhecer o plano como uma alternativa prática e efetiva ao conselho técnico.

    Exercício prático: plano e circunstâncias, operação Cavalo de Tróia

    A atividade visa proporcionar o entendimento efetivo das dificuldades de planejar em ambientes de incerteza dura, possibilitando o reconhecimento da função planejamento como um processo técnico e político.

    Discussão em Grupo

    A partir do entendimento dos conceitos expostos anteriormente, a atividade proposta visa proporcionar aos participantes um momento de reflexão crítica sobre os temas abordados, especialmente para reconhecer a complexidade da relação entre problema e plano.

    O governo e as estruturas que comanda

    Nesta secção, pretende-se refletir criticamente sobre a aplicabilidade do PES no governo municipal a partir do entendimento do triângulo de governo: plano, capacidade de governo e governabilidade.

    Jogo macroorganizacional e gabinete dirigente

    Entender criticamente os problemas típicos da uma organização que opera em ambientes de cooperação e conflito. Aprender a identificar e tratar o plano como um processo diário de decisões que aponta para o balanço global da gestão governamental.

    Qualidade da gestão

    A cúpula, o papel do líder é que impõem um teto à qualidade da gestão governamental. Neste módulo, serão abordadas as relações entre plano e planejadores e o sistema de deliberações da organização governamental.

    Gabinete dirigente e sistemas de direção

    Exposição dialogada dos sistemas de direção estratégica, da construção da sala de situações e da condução de crises.

    Oficina prática

    Exercício prático para a identificação e processamento de um problema quase estruturado a partir da aplicação dos elementos da teoria do Planejamento Estratégico Situacional.

    Roda de Diálogo e Avaliação do curso

    Descrição

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Paulo de Tarso Côrte

    Graduando em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, acumula mais de 20 anos de experiência no setor público e atua como consultor sênior na área de planejamento estratégico situacional e gestão pública municipal.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Servidores públicos lotados em secretarias municipais de Planejamento, Gestão, Orçamento e áreas correlatas; Servidores que atuam em funções estratégicas de gestão e planejamento em Prefeituras e Câmaras Municipais; Estudantes de administração pública;

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil