* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Gerenciamento e Mapeamento de Riscos Socioambientais

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • O objetivo principal do curso é fortalecer a gestão urbana nas áreas sujeitas a fatores de riscos, investindo na capacitação de técnicos municipais para elaborarem, de forma autônoma, o diagnóstico das áreas de risco socioambientais e para a montagem de um Sistema Municipal de Gerenciamento de Risco que contemple a participação ativa das comunidades.

    Objetivos Específicos:

    Capacitar os técnicos municipais para:

     

    a)    Análise e mapeamento de áreas de risco socioambiental sujeitas a escorregamentos, enchentes e inundações.

     

    b)    Elaboração do Sistema Municipal de Gerenciamento de Risco para área sujeitas a desastres naturais, com a participação ativa das comunidades; e estruturarem o Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC

     

    c)    Roda-rede-intercâmbio: Os fóruns de discussão são espaços para troca de ideias e opiniões, entre os técnicos cursistas, sobre um tema específico referente ao conteúdo do Curso, bem como, para troca de experiências. 

    Inscrição Gratuita: Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, este curso é oferecido exclusiva e gratuitamente a servidores públicos municipais lotados em Prefeituras e Câmaras Legislativas. Para democratizar o acesso, possibilitando a participação de um número maior de municípios, fica estabelecido o limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s). Também é possível realizar a atividade in company, sob encomenda, na sede de sua Prefeitura ou Câmara Municipal. IMPORTANTE: Os participantes inscritos que por ventura desistirem da vaga, deverão informar a Oficina Municipal com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis anteriores à realização da atividade; Os participantes inscritos que não informarem sobre a desistência ou não comparecerem, ficarão impossibilitados de participar de quaisquer atividades gratuitas da Oficina Municipal por um período de 12 (doze) meses. 

    Temas:
    Meio Ambiente

  • Programa completo

  • Roda de apresentação dos participantes | Apresentação do Curso

    Apresentação individual do grupo com a finalidade de interação e otimização dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do curso. Apresentar o funcionamento do Curso, sua estrutura, o conteúdo programático, as atividades a serem realizadas e as ferramentas disponíveis no material didático.

    Introdução ao Gerenciamento de Áreas de Risco

    Definir os elementos básicos da análise de risco e identificar os passos do modelo de gerenciamento de risco, sugerido pelas Nações Unidas.

    O Processo de Urbanização Brasileira e a Ocupação de Áreas Ambientalmente Frágeis

    Analisar como se deu o processo de ocupação do solo urbano no Brasil e o reflexo disso na condição de habitabilidade da população considerando o desencadeamento de problemas socioambientais nos assentamentos precários e a evolução dos instrumentos legais no tocante ao desenvolvimento das políticas publicas para gestão do espaço urbano.

    Identificação, Análise e Mapeamento de Áreas de Risco: Processos Gravitacionais de Massa e Processos Erosivos.

    Definir conceitos relativos aos processos de movimento de massa, incluindo descrição, tipos, classificação e fatores de causas. São apresentados movimentos gravitacionais de massa e movimentos de transporte de massa (erosão). Apresentar metodologias para mapeamento de áreas de risco em encostas utilizadas no Brasil

    Identificação, Análise e Mapeamento de Áreas de Risco: Riscos Hidrológicos

    Identificação, Análise e Mapeamento de Áreas de Risco: Riscos Hidrológicos

    Gerenciamento de Áreas de Risco: Medidas Estruturais

    Definir princípios e critérios para a análise de solução de estabilização para os movimentos de massa, incluindo tipos principais e exemplos de uso.

    Gerenciamento de Áreas de Risco: Medidas Não Estruturais

    Difundir e apropriar o Plano Municipal de Redução de Risco – PMRR como uma medida preventiva, não estrutural, de grande significado para a redução dos desastres.

    Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), Plano de Contingência para períodos críticos

    Caracterizar um Plano de Contingência em todas as suas etapas de construção e operação.

    Noções de Sistema de Informações Geográficas como Ferramenta na Gestão Municipal.

    Levar aos cursistas noções conceituais acerca das Tecnologias da Geoinformação e sua aplicabilidade no contexto das ações estruturais e não estruturais de redução do risco, abordando conteúdos que vão desde conceitos básicos de cartografia, de SIG (Sistemas de Informação Geográfica), da composição das bases de dados espaciais até exemplos de aplicações práticas das Tecnologias.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Emerson dos Santos Bronze

    Bacharel licenciado em Geografia, pela PUC Minas, Belo Horizonte/MG; especialista em Uso e Ocupação do Solo, pela UFLA, Lavras/MG e Mestrando do Programa de Mestrado Profissional na área de Saúde Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo/SP. Consultor em socioeconomia e analista socioambiental, com experiência profissional em empresas de Consultoria em Meio Ambiente, Institutos de Pesquisa, Prefeituras e Governo Federal. Atuando desde 2005 na participação de equipes técnicas multidisciplinares no processo de licenciamento ambiental para empreendimentos ligados aos setores de mineração, energia e saneamento básico. Experiência na elaboração e avaliação de pré-projetos, programas e relatórios técnicos na área de políticas publicas e gestão socioambiental. Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa na área de mudanças climáticas e riscos socioambientais em comunidades socioambientalmente vulneráveis no Amapá. Também Coordenador de Socioeconomia do Departamento de HSE da Total E&P do Brasil.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos, Secretários Municipais, Vereadores e Servidores públicos envolvidos com o gerenciamento de áreas de risco.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil