* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Objetivo GeralO objetivo principal do curso é fortalecer a gestão municipal da mobilidade urbana, com ênfase nos serviços de transporte coletivo urbano, introduzindo práticas inovadoras e realistas.

     

    Objetivos Específicos:

    a)    Apresentar os principais desafios, diretrizes e orientações da Lei 12.587/2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana e suas implicações para os municípios;

    b)    Apresentar modelos, tendências e técnicas para a gestão da mobilidade urbana e dos serviços de transporte coletivo nos municípios;

    c)    Incentivar a priorização do transporte coletivo e a democratização do espaço viário urbano através de uma aula expositiva dialogada;

    d)    Fomentar uma roda-rede-intercâmbio, um verdadeiro fórum de discussão e espaço para troca de ideias e opiniões sobre o tema transporte público municipal, com técnicos e gestores de municípios de diversos portes, orientados pelo professor especialista.

    Inscrição Gratuita:Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, este curso é oferecido exclusiva e gratuitamente a servidores públicos municipais lotados em Prefeituras e Câmaras Legislativas. Para democratizar o acesso, possibilitando a participação de um número maior de municípios, fica estabelecido o limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s). Também é possível realizar a atividade in company, sob encomenda, na sede de sua Prefeitura ou Câmara Municipal.

    IMPORTANTE: Os participantes inscritos que por ventura desistirem da vaga, deverão informar a Oficina Municipal com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis anteriores à realização da atividade; Os participantes inscritos que não informarem sobre a desistência ou não comparecerem, ficarão impossibilitados de participar de quaisquer atividades gratuitas da Oficina Municipal por um período de 12 (doze) meses. 

    Temas:
    Administração Pública Municipal

  • Programa completo

  • Roda de apresentação dos participantes e mapeamento de expectativas

    Apresentação individual dos participantes e mapeamento das expectativas, permitindo a otimização dos trabalhos do dia; Apresentação da missão, visão e valores da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer, contextualizando os temas da cidadania, política e federalismo no exercício do programa de formação.

    Mobilidade Urbana no Brasil

    Evolução histórica do transporte público coletivo no país; marcos legais e conceituais.

    Política Nacional de Mobilidade Urbana

    Necessidade de uma Política Nacional; Princípios e diretrizes; Papel do Governo Federal no financiamento da infraestrutura.

    Palestra 1

    Tarifa Zero no transporte público municipal Palestrante: Everton Octaviani, Prefeito de Agudos-SP

    Desafios para a Mobilidade Urbana no Município

    Esgotamento do modelo tradicional de mobilidade urbana; Financiamento e equidade na apropriação do espaço público e dos serviços; Democratização do uso do espaço público viário.

    Planejamento da Mobilidade Urbana no Município

    Planos Municipais de Mobilidade Urbana; Inserção regional e metropolitana

    Gestão da Mobilidade Urbana no Município

    Modos de transporte; Integração e intermodalidade; Prioridade aos meios de transporte coletivo; Valorização do transporte não motorizado

    Participação Popular e Gestão Democrática

    Gestão democrática e participativa; O transporte público como catalisador da participação popular; Transporte público e manifestações de junho de 2013.

    Palestra 2

    Participação popular na gestão do transporte coletivo público no município Palestrante: Representante do grupo “Volta Azulzinho”, movimento que pede a volta de uma linha de ônibus excluída do sistema de transporte público municipal na Zona Oeste de São Paulo

    Roda de Debates de Cases

    O especialista propõe questões práticas aos participantes e incentiva a resposta com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana e com os conceitos apreendidos durante o curso.

    Roda de Diálogo e Avaliação do curso

    Descrição

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Marcos Bicalho

    Arquiteto e Urbanista (USP 1983).

    Mestre em Administração Pública (FGV 1993).

    Secretário Municipal de Transportes de Campinas (de 2001 a 2004).

    Superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (de 2005 a 2011).

    Consultor em planejamento de transportes.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos, Secretários Municipais, Vereadores e Servidores públicos envolvidos com o gerenciamento de áreas de risco.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil