* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Assessoria de Imprensa e Comunicação para Prefeituras, Órgãos Públicos, Mandatos e Campanhas Eleitorais

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • a)     Apresentar ferramentas e métodos de trabalho para assessores de imprensa e assessores de comunicação de órgãos públicos, mandatos legislativos e campanhas eleitorais.

    b)    Compartilhar cases que ajudem a sugerir um novo direcionamento para o trabalho de departamentos de comunicação e assessorias de imprensa na adminsitração pública;

    c)     Contextualizar a importância das assessorias de comunicação e imprensa dentro da estrutura organizacional em órgãos da administração pública, mandatos legislativos e campanhas eleitorais;

    d)    Abordar técnicas de jornalismo, assessoria de imprensa, relações públicas e mídias sociais que auxiliem na construção de uma visão integrada das ações de comunicação.

     

    RESULTADOS ESPERADOS: O participante desta oficina, ao final das atividades, estará a par de conceitos e metodologias que o auxiliarão a conduzir o assessoramento e a comunicação de órgão públicos, entenderá a importância do papel dos meios de comunicação para a Administração Pública as diferentes técnicas envolvidas para aproximar o poder público e os cidadãos.

    Metodologia:

    Aulas expositivas e dialogadas, com apresentação de cases.

    Temas:
    Administração Pública Municipal
    Partidos Políticos

  • Programa completo

  • Assessoria de Imprensa e Comunicação na Administração Pública: introdução

    Peculiaridades e desafios da Assessoria de Imprensa e Comunicação na administração pública; Ações básicas na assessoria do Executivo; Ações básicas na assessoria do Legislativo;

    Planejamento Estratégico em Comunicação

    Introdução ao planejamento estratégico em comunicação; problemática da definição de objetivos; banco de dados; mapeamento de públicos; mapeamento de mídias;

    Relacionamento com a imprensa

    O release; o atendimento à imprensa; visitas; entrevistas; direito de resposta; discurso preventivo; outros “produtos” de uma assessoria de imprensa.

    O relacionamento com o(s) assessorado(s)

    Media training; construção e monitoramento do discurso do assessorado; discurso e imagem pública; Identificação e preparação da fonte correta; preparação para falar em público;

    Assessoria de Imprensa no Legislativo

    Ação ativa x Ação passiva; “Produtos” da assessoria no legislativo; O que pode e o que não pode?; Imagem pública do assessorado no Legislativo; Diferenciais

    Assessoria de Imprensa em Campanhas Eleitorais

    O papel do assessor em uma campanha

    Redes Sociais e Mídias Alternativas

    Usos possíveis das novas mídias e tecnologias e sua influência (positiva e negativa) no trabalho de uma assessoria de imprensa e comunicação

    Prevenção & Gerenciamento de Crise

    Relacionamento assessorado e assessoria na prevenção e gerenciamento de crises; postura do assessor diante da crise; O “domínio” da informação; mapeamento de potenciais crises; Cases de gerenciamento de crise.

    Integrando outras ferramentas do “Mundo” da comunicação

    Jornalismo x Relações Públicas; Equipe de vídeo; equipe de fotografia; equipe de design e comunicação visual;

    Exercício em Grupo

    Atividade de análise de cases

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Cíntia Maria Eduardo Cury

    Jornalista especializada em Assessoria de Imprensa para Órgãos Públicos. Diretora da Exterior Editora/MarcoIten.Com atua em trabalhos de Assessoria de Imprensa; treina equipes de Comunicação e elabora o Planejamento Estratégico de Comunicação para Órgãos Públicos e Mandatos; atua na formação da imagem pública de políticos e pessoas públicas; e coordena conteúdo (impresso e on-line) para campanhas eleitorais. Atuou na Assessoria de Imprensa/Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, durante os governos de Mário Covas, Geraldo Alckmin, Cláudio Lembo e José Serra. É autora do livro Assessoria de Imprensa para Prefeituras, Órgãos Públicos e Mandatos (Executivo e Legislativo), publicado pela Exterior Editora.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Assessores de Imprensa e Assessores de Comunicação de Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Vereadores, Senadores e Governos Estaduais. Assessores e Funcionários de Assessorias de Imprensa e Comunicação de Secretarias Municipais, Superintendências, Gerências e Diretorias de Órgãos Públicos Municipais. Profissionais de comunicação social, jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas interessados em entender as peculiaridades do trabalho de assessoria no âmbito da administração pública. Assessores de imprensa e comunicação de órgãos de controle (Tribunais de Contas, Ministério Público, Tribunais do Trabalho, Tribunais Eleitorais etc.). Estudantes de graduação e pós-graduação em administração pública, comunicação social e áreas correlatas. Profissionais de comunicação que trabalharão em campanhas eleitorais durante o ano de 2016.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil