* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Estratégias de Governo Municipal e Gestão da Cidade

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • Apresentação e Justificativa: As estratégias de governo municipal estão relacionadas à gestão da cidade fundamentalmente pelos pressupostos que norteiam as relações entre poder municipal e sociedade, especialmente as ideias provenientes da ciência política, do urbanismo e da gestão pública – as quais dominaram períodos recentes do século XX e do início do século XXI.

    Distinguem-se três planos de análise interrelacionados ao se buscar entender o governo municipal: 1) o plano das concepções de como devem ser as relações entre o poder municipal e a sociedade; 2) o plano dos “modelos” de cidades (desde o modelo da cidade burguesa\”cidade-jardim” até a chamada cidade “pós-moderna”); e 3) o plano das ações de governo, ênfases concomitantes – ou não - em obras de infraestrutura urbana, em participação social, ou em lazer e entretenimento. Perpassando  as estratégias de governo municipal e os os modelos de gestão das cidades, subsiste, no entanto, a fricção entre as relações entre poder público e sociedade civil, notadamente sob a influência  do controle social e da manifestação popular.

    Objetivos do Curso:

    a)      Analisar as relações atuais entre poder público e sociedade civil;

    b)     Compreender os modelos de  cidade existentes e seus reflexos no que acontece atualmente e, concretamente,  nas cidades;

    c)      Contribuir para se pensar uma estratégia de governo adequada aos anseios e novas necessidades que aparecem com a mudança nas tecnologias de informação e comunicação e  sua influência nas relações sociais, bem como nas relações poder municipal-sociedade;

    d)     Desenhar estratégias de governo municipal  relacionadas à gestão das cidades, fundamentalmente  baseadas nos “modelos de cidades” e nos pressupostos que norteiam as relações entre poder público e sociedade.

    Inscrição Gratuita: Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, este curso é oferecido gratuitamente a servidores públicos municipais de Prefeituras e Câmaras Legislativas. Para democratizar o acesso, possibilitando a participação de um número maior de municípios, fica estabelecido o limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s). Também é possível realizar a atividade in company, sob encomenda, na sede de sua Prefeitura ou Câmara Municipal.

     

    IMPORTANTEOs participantes inscritos que por ventura desistirem da vaga, deverão informar a Oficina Municipal com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis anteriores à realização da atividade; Os participantes inscritos que não informarem sobre a desistência ou não comparecerem, ficarão impossibilitados de participar de quaisquer atividades gratuitas da Oficina Municipal por um período de 12 (doze) meses. 

    Temas:
    Administração Pública Municipal

  • Programa completo

  • Roda de apresentação dos participantes e mapeamento de expectativas

    Apresentação individual dos participantes e mapeamento das expectativas, permitindo a otimização dos trabalhos do dia; Apresentação da missão, visão e valores da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer, contextualizando os temas da cidadania, política e federalismo no exercício do programa de formação.

    Introdução

    As reformas de Paris e Londres no século XIX como os primeiros modelos de cidade.

    Cidade aristocrática

    A cidade aristocrática e seu governo; O objetivo explícito do controle.

    Cidade burguesa ou “Cidade Jardim” no início do século XX

    Industrialização; Classes sociais; Liberalismo; Progresso científico e tecnológico; o jornal e a fotografia como meios de informação.

    Separação de classes na cidade

    Bairros operários, transporte público e separação espacial entre classes.

    A cidade modernista – Parte I

    A crise de 1929; o economista Keynes

    A cidade modernista – Parte II

    O dirigismo estatal; O rádio como meio privilegiado de informação e entretenimento; A repressão como meio de dissuasão de manifestações

    A cidade industrial – Parte I

    Anos dourados (1945-1970), sistema representativo e a televisão

    A Cidade Industrial – Parte II

    A expectativa de controle do ativismo social pela expansão do emprego e renda.

    A cidade pós-moderna – Parte I

    Movimentos Sociais, globalização e internet; A relação centro-periferia reformulada

    A cidade pós-moderna – Parte II

    A busca de fruição do espaço e do lazer; Em busca de uma estratégia de governo municipal: o papel do Executivo na interface com o Legislativo Municipal

    Estratégias contemporâneas de gestão da cidade

    Relação Estado-Sociedade. Desenhos de estratégias de governo municipal relacionadas à gestão das cidades.

    Exercício em Grupo

    Descrição

    Apresentações

    Descrição

    Roda de Diálogo e Avaliação do curso

    Descrição

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Ruben Cesar Keinert

    Professor da disciplina Urbanização Comparada e Urbanização e Desenvolvimento, no Curso de Governo e Administração Pública da FGV-SP (Pós-Graduação, até 2006). Consultor na área de Administração Pública e Governo. Autor de O que é parlamentarismo, Ed. Brasiliense. 

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Diretores Municipais

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil