* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Apresentação e Justificativa: Há uma nova cultura política em desenvolvimento no país. Ainda longe de atingir o ápice de sua maturidade e efetividade, é uma cultura que preza por valores como a qualidade do gasto público, a transparência e a legalidade em todos os processos dos governos. São norteadores e temas da nova gestão pública que, entre outros aspectos, enfatizam também os ideais da democracia e da cidadania, com a participação popular e o controle social aparecendo também como pilares.

    Neste contexto, as atividades de controle interno e auditoria têm surgido também nas estruturas organizacionais de governos municipais, como um esforço que busca a garantia da efetividade da ação governamental e, principalmente, garantir o atendimento as demandas da sociedade expressas nos planos e metas de uma gestão. Em algumas Prefeituras e Câmaras Municipais, estas iniciativas ainda representam atividade pioneira e em processo de amadurecimento. Em outras localidades nem se quer foram iniciadas. Capacitar os técnicos responsáveis por estas áreas ou os futuros condutores destes processos é primeiro passo mais que recomendável. 

    Objetivos:

    a)     Apresentar as principais metodologias de controle interno na administração pública;

    b)     Esclarecer quais são as principais normas relativas à execução do trabalho de auditoria na gestão pública;

    c)     Contextualizar de forma objetiva a finalidade, os tipos e formas de execução de auditoria governamental;

    d)     Explicar resumidamente o processo de auditoria, do planejamento a avaliação de efetividade

    e)     Incentivar a rede de intercâmbio 

    Temas:
    Finanças / Orçamento / Controle

  • Programa completo

  • Controle Interno – Parte 1

    Tipos, objetivos, princípios, testes substantivos e de aderência; órgãos normalizadores de controle interno.

    Controle interno – Parte 2

    Principais metodologias de controle; o controle interno na administração pública; a importância do controle em uma gestão pública voltada para resultados

    Normas de Auditoria

    Auditoria e profissão de auditor; Normas relativas à pessoa do auditor; normas relativas à execução do trabalho; normas relativas à opinião do auditor;

    Fundamentos da Auditoria

    Histórico da auditoria: histórico, origem, natureza e aplicação; Conceitos, modalidades, tipos e formas.

    Auditoria Governamental – Parte 1

    Finalidade da auditoria governamental; pressuposto dos atos e fatos na gestão pública; objetivos da auditoria governamental.

    Auditoria Governamental – Parte 2

    Abrangência da Auditoria Governamental; formas de execução da auditoria governamental; tipos de auditoria governamental.

    Visão Geral do Processo de Auditoria

    Planejamento dos Trabalhos; Metodologia auditorial; fases do processo de auditoria

    Auditoria: resultados e avaliação

    Comunicação dos Resultados; avaliação da efetividade dos trabalhos de auditoria

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Bernardo Oliveira Daibert

    Especialista em Auditoria Externa pela FACE/UFMG, em Controle Interno, Orçamento e Finanças Públicas pela Escola de Governo/Fundação João Pinheiro e em Gestão de Contas Públicas: Fiscalização, Controle Interno e Externo pela UNA-ATRICON. Graduado em Direito pela UFMG em 1996; Lecionou na Universidade do Estado de Minas Gerais – Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves – UEMG\FaPP e no Centro Universitário UNA; Servidor público estadual efetivo desde 1993, é Auditor Interno de carreira da Controladoria-Geral do Estado – CGE/MG, onde exerceu os cargos de Superintendente de Auditoria Operacional, Diretor de Coordenação de Unidades de Auditoria. Atualmente está no Núcleo de Informações Estratégicas e Inteligência.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Servidores da área de auditoria e controle interno em Prefeituras e Câmaras Municipais; Municípios em busca da implementação de controladorias em suas estruturas organizacionais; Servidores das áreas de compras públicas, licitações e contratos que querem compreender os processos de auditoria e controle interno pertinentes à sua atividade profissional; Servidores e colaboradores de Controladorias, Tribunais de Contas e outros órgãos de controle; estudantes e profissionais da área em busca de atualização.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil