* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Em agosto de 2010 o Governo Federal apresentou a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei Federal 12.305/10, regulamentada pelo Decreto 7404/10. Esta lei trouxe uma serie de responsabilidades para fabricantes, comerciantes, consumidores, distribuidores e para as Prefeituras.

    O artigo 19 da PNRS traz 19 Incisos para que as prefeituras apresentem um planejamento estratégico para a Gestão da Limpeza Pública nos seus respectivos municípios.

    A PNRS deixa bem claro nos seus objetivos o conceito da não geração, da reutilização, da reciclagem e consequentemente a coleta seletiva. Sobre este item, entendemos que a coleta seletiva está inserida na PNRS como fator fundamental para a disponibilização de recursos da União.

    Portanto, nosso objetivo neste curso é trazer mecanismos de implantação da coleta seletiva para as Prefeituras, considerando a constituição e a inclusão das cooperativas de catadores no processo, visando o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRSa)    Esclarecer as etapas básicas para o planejamento de um programa municipal de coleta seletiva.

    Objetivos Específicos:

    a)    Esclarecer as etapas básicas para o planejamento de um programa municipal de coleta seletiva;

    b)    Apresentar uma metodologia para o diagnóstico local, ponto de partida do programa;

    c)    Elencar modelos de programas de coleta seletiva;

    d)    Explicitar técnicas possíveis para operação e monitoramento do programa;

    e)    Revelar os passos básicos para a implantação e gestão de parcerias com cooperativas de coletores de material reciclável;

    f)     Mostrar experiências práticas de Prefeituras que auxiliem o participante a já iniciar um benchmarking a partir do curso presencial.

    Temas:
    Meio Ambiente

  • Programa completo

  • Roda de apresentação dos participantes e mapeamento de expectativas

    Apresentação individual dos participantes e mapeamento das expectativas, permitindo a otimização dos trabalhos do dia; Apresentação da missão, visão e valores da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer, contextualizando os temas da cidadania, política e federalismo no exercício do programa de formação.

    Implementação e Diagnóstico

    Etapas para implementação do programa; A importância do diagnóstico local; metodologias para o diagnóstico.

    Modelos de programa

    Modelos de programas municipais de coleta seletiva

    Operação e Monitoramento

    Modelos e técnicas para operação, monitoramento, custos operacionais, apoio logístico, divulgação e avaliação do programa

    Cooperativas de Coletores

    Modelos jurídicos para implementação de cooperativas e/ou gestão de parcerias com cooperativas de coletores

    Avaliação do Programa

    Análise de benefícios e metas do programa; Melhoria contínua do programa; gestão de mudanças

    Roda de Diálogo e Avaliação do curso

    Descrição

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Jetro Menezes

    Gestor Ambiental, Auditor Ambiental ISO 14000, pós-graduação em Saneamento Ambiental e Docência Superior. Ex-Coordenador do Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de São Paulo. Ex-Diretor de Meio Ambiente de Franco da Rocha. Está trabalhando na Prefeitura de Mairiporã, ocupava o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Programas e Projetos na Secretaria de Obras, Serviços e Habitação. Responsável pela elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Mairiporã/SP e pela implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva. Ainda atua como Consultor Ambiental na ONG Movimento Eco Cultural.

    Noimg-grid_2

    Jair do Amaral

    Gestor de projetos e parcerias e atual Presidente da Cooperativa Crescer. Fundador e Diretor Presidente da Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem - FEPACOORE. Diretor executivo na OSCIP Eco Cultural atuando na elaboração e execução de projetos para órgãos públicos e privados na área de gestão de resíduos, implantação de coleta seletiva e trabalhos técnicos sociais para constituição e formalização de Cooperativas

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos; Vereadores; Secretários Municipais; Gestores, coordenadores e diretores de departamentos e órgãos públicos voltados à gestão de resíduos sólidos e outras demandas da área ambiental que dialogam transversalmente com programas de coleta seletiva; entidades do terceiro setor interessadas no assunto; cooperativas de coletores de material reciclável; estudantes e pesquisadores da área.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil