* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Planos Diretores, Estatuto da Cidade e Planejamento Urbano

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • Apresentação: O Plano Diretor é o instrumento básico do processo de planejamento em um município. Ele é o guia da política de desenvolvimento urbano, orientando o governo, a sociedade civil e a iniciativa privada na organização e na gestão de uma cidade. Considera não apenas o espaço físico, mas também olha para a realidade econômica, social e política de um município. O pensamento moderno do planejamento urbano pressupõe uma construção e uma gestão democráticas deste instrumento. Este curso pretende fomentar esta visão a partir da análise da evolução dos instrumentos e legislação urbanísticos.

    Objetivos do Curso:

    a)    Apresentar as dinâmicas de formação e organização de cidades e espaços urbanos;

    b)    Fomentar a visão crítica do gestor participante a partir de uma análise crítica da evolução do pensamento do planejamento urbano;

    c)    Incitar a construção de processos mais democráticos e modernos de construção de planos diretores municipais

    Inscrição Gratuita: Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, este curso é oferecido exclusiva e gratuitamente a servidores públicos municipais lotados em Prefeituras e Câmaras Legislativas. Para democratizar o acesso, possibilitando a participação de um número maior de municípios, fica estabelecido o limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s). Também é possível realizar a atividade in company, sob encomenda, na sede de sua Prefeitura ou Câmara Municipal. IMPORTANTE: Os participantes inscritos que por ventura desistirem da vaga, deverão informar a Oficina Municipal com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis anteriores à realização da atividade; Os participantes inscritos que não informarem sobre a desistência ou não comparecerem, ficarão impossibilitados de participar de quaisquer atividades gratuitas da Oficina Municipal por um período de 12 (doze) meses. 

    Temas:
    Planejamento Municipal

  • Programa completo

  • Cidades e sua organização

    Dinâmica para compreender a gênese das cidades e sua gestão pública, na organização histórica da sociedade humana sobre o planeta, sob os pontos de vista produtivo, ambiental, político e cultural.

    Urbanismo

    Evolução do pensamento e do Urbanismo durante o século passado, seus antecedentes e seus desafios para o século atual, vistos à luz da vivência profissional e pessoal de cada um dos participantes

    Reformas Urbanas e Planos Diretores

    Conjuntura e contexto de nossas cidades; política urbana do país e inserção mundial da legislação em vigor na Reforma Urbana aqui iniciada, que exite novos componentes para os Planos Diretores

    Nova Política Urbana e Gestão Democrática

    Ritos para a Gestão Democrática no território e nos nichos e locais da cidadania, compreensão de instrumentos urbanísticos da Lei e sua aplicabilidade; Oficina de Modelação de Planos Diretores Municipais na nova Política Urbana

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Cláudio José Menna Barreto Gomes

    Arquiteto e Urbanista; Lecionou na UFRGS. Desde 1983 desenvolve práticas urbanas para Curitiba e outras localidades, concentrando-se na gestão local comprometida com o ambiente e a democracia participativa. Autor de inúmeros artigos publicados em jornais e publicações especializadas, Coordenou grupos de debate sobre o Estatuto da Cidade e propôs arranjos institucionais para viabilizar Estratégias de Política Urbana. Contribui como professor na União Iberoamericana Municipalistas (Granada-ESP), no curso de especialização em Ordenamento Territorial e Desenvolvimento Urbano.  

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos; Vereadores; Secretários Municipais; Gestores, coordenadores e diretores municipais de áreas como habitação, planejamento urbano, desenvolvimento urbano e áreas afins; conselheiros e outros representantes da sociedade civil legalmente indicados e envolvidos na gestão e na construção de planos diretores municipais.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil