* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • a)    Clarificar o assédio moral, debatendo os aspectos que levam à sua prática e relacionando-os às potenciais consequências para uma organização pública;

    b)    Possibilitar o conhecimento de mecanismos e processos que incitam a geração de conflitos;

    c)    Propiciar o conhecimento de mecanismos e estratégias que instrumentalizem os gestores a evitar sua incidência e que normatizem as relações;

    d)    Discutir as possibilidades de criação e implementação de novas políticas organizacionais de gestão de pessoas que contribuam para a adequação das relações humanas;

    e)    Apresentar conceitos, normas, códigos e aspectos jurídicos de carreira, assédio moral e regime de trabalho no serviço público. 

    Inscrição Gratuita: Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, este curso é oferecido exclusiva e gratuitamente a servidores públicos municipais lotados em Prefeituras e Câmaras Legislativas. Para democratizar o acesso, possibilitando a participação de um número maior de municípios, fica estabelecido o limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s). Também é possível realizar a atividade in company, sob encomenda, na sede de sua Prefeitura ou Câmara Municipal. IMPORTANTE: Os participantes inscritos que por ventura desistirem da vaga, deverão informar a Oficina Municipal com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis anteriores à realização da atividade; Os participantes inscritos que não informarem sobre a desistência ou não comparecerem, ficarão impossibilitados de participar de quaisquer atividades gratuitas da Oficina Municipal por um período de 12 (doze) meses. 

    Temas:
    RH e Gestão de Pessoas

  • Programa completo

  • Roda de apresentação dos participantes e mapeamento de expectativas

    Apresentação individual dos participantes e mapeamento das expectativas, permitindo a otimização dos trabalhos do dia; Apresentação da missão, visão e valores da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer, contextualizando os temas da cidadania, política e federalismo no exercício do programa de formação

    Organizações e Relações Humanas

    Cultura organizacional e imagem corporativa; relações interpessoais no trabalho: administração de conflitos.

    O assédio moral

    Conceituação e caracterização; Poder e assédio moral. Assédio Moral e liderança;

    Assédio Moral: Consequências

    Consequências do assédio moral para o colaborador; consequências do assédio moral para a organização

    Assédio Moral e Gestão de Pessoas

    Atuação do RH frente ao Assédio Moral

    O relacionamento humano na carreira pública

    Comandos normativos; código de postura e ética;

    Necessidade de estabilidade no serviço público

    Espécies; desacato a funcionário público

    Assédio Moral

    A questão do assédio moral na CLT e no serviço público: conceitos e distinções; A Fazenda pública em juízo.

    Assédio moral e relações humanas na prática

    Análise de casos práticos e jurisprudência

    Roda de Diálogo e Avaliação do curso

    Descrição

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Ana Maria Florentino de Macedo

    Graduada em Serviço Social com mestrado em Gestão de Recursos Humanos Professora de Comunicação Empresarial e Gestão de Pessoas em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Responsável pelo desenvolvimento, implantação e coordenação de projetos organizacionais, com larga experiência nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas Instrutora de cursos relacionados a diversos temas como: Formação e Desenvolvimento de Liderança, e Liderança Coach, Desenvolvimento de Analistas de Treinamento, Desenvolvimento de Multiplicadores do Conhecimento, Relações Interpessoais no Trabalho, Comunicação, Assédio Moral, Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, Team Building, Projeto de Inclusão nas Empresas de Pessoas com Deficiências, Responsabilidade Social Organizacional. Atuação em diversas consultorias e empresas.

    Noimg-grid_2

    Alexandre A. Lanzoni

    Advogado, pós-graduado em direito público, pós-graduado em direito administrativo, Mestrando em direito difuso e coletivo, ex-assessor jurídico de órgãos governamentais nas áreas de processos disciplinares, contencioso cível e licitações.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Servidores de Prefeituras, Câmaras Municipais e outros órgãos públicos Municipais, Estaduais e Federais, tanto de administração direta quanto indireta.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil