* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Neste curso são apresentados os principais pontos de atenção dos gestores públicos no que diz respeito à gestão de processos como base que sustenta a tríade “Política, Plano e Projeto” de forma que a existência de processos desalinhados à estratégia pode resultar em impactos substantivos para a gestão pública em nível organizacional e governamental.  Desta forma, o curso apresenta os principais desafios para a gestão de processos e o estabelecimento do paradigma “Gestão Por Processos”, entendido como modelo de gestão adequado a esfera pública sobretudo alinhado a modelos de planejamento estratégico horizontais. Muito mais do que conceituar e discutir os desafios da gestão pública em relação aos processos organizacionais e/ou governamentais são apresentadas metodologias para o mapeamento e desenho de processos dentro de esferas de tomada de decisão, planejamento e avaliação de políticas.

     

    A partir da participação neste curso, você estará apto a:

    a)    Compreender o relacionamento entre os 4Ps da Gestão Pública (Política, Plano, Projeto e Processos) – com foco especial para o eixo “Processos”;

    b)    Criar um plano estratégico que sirva como linha mestre para a construção de processos dentro de organizações públicas;

    c)    Mapear e desenhar processos departamentais, setoriais, organizacionais sob a ótica de Macroprocessos, Processos e Tarefas;

    d)    Aplicar a melhoria de processos em processos já existentes com foco em eliminar paralelismos e identificar processos ocultos desalinhados com a estratégia;

    e)    Avaliar a eficiência, eficácia e efetividade de processos além de construir indicadores estratégicos para mensurar performance.

    Inscrição Gratuita: Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, este curso é oferecido exclusiva e gratuitamente a servidores públicos municipais lotados em Prefeituras, Câmaras Legislativas e Governos Estaduais. Para democratizar o acesso, possibilitando a participação de um número maior de municípios, fica estabelecido o limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s). Também é possível realizar a atividade in company, sob encomenda, na sede de sua Prefeitura ou Câmara Municipal. IMPORTANTE: Os participantes inscritos que por ventura desistirem da vaga, deverão informar a Oficina Municipal com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis anteriores à realização da atividade; Os participantes inscritos que não informarem sobre a desistência ou não comparecerem, ficarão impossibilitados de participar de quaisquer atividades gratuitas da Oficina Municipal por um período de 12 (doze) meses. 

    Temas:
    Administração Pública Municipal
    Gestão de Políticas Públicas

  • Programa completo

  • Introdução à Gestão de Processos na Gestão Pública

    Apresentação dos conceitos chave a respeito da Gestão por Processos como modelo de gestão e seus desdobramentos dentro dos 4Ps da Gestão Pública (Política, Plano, Projeto, Processo).

    Gestão Estratégica de Processos em Organizações Públicas

    Discussão sobre Gestão Estratégica de Processos com fator essencial para o sucesso de organizações públicas. Nesta aula são discutidas estratégias de planejamento estratégico e relação entre Projeto X Processo X Estratégia.

    Mapeamento e Desenho de Processos em Organizações Públicas

    Serão apresentados os principais conceitos e técnicas para mapeamento e desenho de processos, sobretudo introdução ao BPM (Business Process Management) aplicado ao ambiente público.

    Melhoria de Processos em Organizações Públicas

    Dando continuidade ao tópico “Desenho de Processos”, neste tópico será discutido como aplicar melhorias em processos já existentes com foco em eliminar paralelismos e desalinhamentos com a estratégia.

    Avaliação de Processos em Organizações Públicas

    A avaliação é uma das principais etapas dentro dos 4Ps da Gestão Pública e Ciclo de Gestão. Neste tópico serão apresentadas estratégias para avaliação de processos e construção de indicadores (KPIs – Key Performance Indicators).

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Rafael Prado

    Mestre em Engenharia da Informação pela UFABC com extensão em Inovação pelo MIT-USA. Cursou dupla graduação nas áreas de Administração Pública e Tecnologia da Informação pela USP e FTT, além de certificar-se Master Coach pelo International Association of Coaching Intitutes (ICI) Alemanha. É professor nos cursos de MBA e Especialização em Gestão Pública da FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política), EPD (Escola Paulista de Direito) e capacitou mais de 700 líderes públicos nas áreas de Gestão de Processos e Inovação com passagem pelas principais escolas de governo de São Paulo, como ILP-ALESP, ECP-TCESP e Escola do Parlamento da CMSP.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Diretores, Gestores Públicos, Servidores em cargos de chefia e interessados em geral.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil