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  • Objetivos do curso

    1. Analisar as principais alterações na legislação de licitações e contratos, bem como os principais entendimentos do TCE-SP e do TCU, a respeito da matéria.
    2. Trazer uma visão direta e objetiva sobre os temas tratados, de forma a aprimorar a gestão dos serviços e da administração pública municipal.
    3. Responder a questionamentos e dúvidas concretas formuladas pelos participantes.

      Resultados Esperados:Participando desta oficina o participante estará a par de conceitos e metodologias que o auxiliarão a conduzir e participar de licitações, compreender as principais alterações recentes da legislação de licitações e contratos administrativos, bem como os principais entendimentos do TCE-SP e do TCU a respeito do tema.

    Metodologia:

    Aulas expositivas dialogadas e exercício de análise de licitação.

    Temas:
    Finanças / Orçamento / Controle

  • Programa completo

  • Licitação – Noções Introdutórias e Diversidade de leis

    Lei n. 8.666/93; Pregão; Regime Diferenciado de Contratações; Concessões; PPPs; Lei das Estatais; Lei de Inovação; LINDB; Chamamento Público. Aspectos da tomada de decisão: qual modalidade contratual e qual o tipo de licitação a ser escolhido?

    Aspectos legais e jurisprudenciais da licitação

    Fase interna da licitação. Contratação de consultores. PMI/MIPs. Definição do objeto da licitação. Requisitos de qualificação a serem exigidos.

    Aspectos legais e jurisprudenciais da licitação

    Fase interna da licitação (Cont.): Principais aspectos da contratação direta sem licitação. Fase externa da licitação: publicação do edital; impugnação do edital; representação junto ao TCE-SP/TCU.

    Aspectos legais e jurisprudenciais da licitação

    Fase externa da licitação: Garantia de proposta; análise da proposta; análise dos documentos de habilitação; BDI. Fase recursal.

    Contratos Administrativos

    Execução do contrato, Alteração do contrato (acréscimos quantitativos e qualitativos). Subcontratação e cessão contratual. Os diversos agentes públicos envolvidos na execução do contrato.

    Contratos Administrativos

    Inexecução e rescisão do contrato. Aplicação de Penalidades. Possibilidades de Prorrogação e Alteração.

    Contratos Administrativos

    Distinção entre Contratos e Convênios. Convênio – Características Essenciais e aspectos polêmicos.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Rafael Hamze Issa

    Doutorando e mestre em Direito do Estado pela USP. Especialista em Direito Administrativo pela PUC-SP. Assessor na Secretaria de Governo e Unidade de PPP do Estado de São Paulo.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Servidores públicos que atuem nos órgãos de administração em nível municipal, Estadual e Federal; Servidores de Câmaras Municipais brasileiras; Colaboradores de entidades do Terceiro Setor e empresas privadas interessadas em ampliar seu conhecimento para participação em processos licitatórios; estudantes de Direito e Gestão Pública que buscam especialização e mais conhecimento sobre o tema; público em geral interessado no tema de licitações e gestão de contratos no âmbito da gestão pública.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil