* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Apresentação: Reuniões são inevitáveis, inclusive no desenvolvimento das tarefas básicas da gestão pública. Os processos de aprovação e discussão de ideias, formulação de políticas, programas, elaboração de projetos, participação popular e outra inumerável série de encontros presenciais se desenvolvem tendo as reuniões sempre como ponto de partida, encaminhamento ou avaliação. Planejar e gerenciar estas reuniões não é tarefa simples e é preciso municiar-se de metodologias e técnicas para incentivar a produtividade e a harmonia entre os participantes. Neste contexto, a Oficina Municipal apresenta o presente programa de formação, com uma visão prática que oferece ferramentas para transformar as reuniões em encontros mais diretos, objetivos, pontuais e produtivos.

    ObjetivoConscientizar os participantes sobre o que fazer e o que não fazer para que as reuniões sejam objetivas e produtivas, sugerindo metodologias e técnicas específicas para encontros presenciais em que ocorrem diálogos e construção conjunta de ideias e soluções.  

    Temas:
    RH e Gestão de Pessoas

  • Programa completo

  • Roda de apresentação dos participantes e mapeamento de expectativas

    Apresentação individual dos participantes e mapeamento das expectativas, permitindo a otimização dos trabalhos do dia; Apresentação da missão, visão e valores da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer, contextualizando os temas da cidadania, política e federalismo no exercício do programa de formação;

    Planejando a Reunião

    Avaliação da necessidade; objetivos da reunião; tipos de reunião; Problemas mais comuns em reuniões; novos conceitos e ferramentas de reunião;

    Preparando a reunião

    Participantes; pauta; local; o lugar de cada participante na reunião; Providências práticas;

    Desenvolvimento da reunião

    Início, condução e encerramento: metodologias;

    O participante eficaz

    Como participar ativamente; Como ser visto e ouvido; Técnicas para ouvir os outros;

    O condutor eficaz

    Presidindo a reunião; conhecendo os participantes; Impondo o ritmo; Como manter a reunião sob controle; Elementos básicos da memória de reunião;

    Considerações Finais

    Técnicas para iniciar e finalizar reuniões; Secretariando reuniões; eficácia em reuniões; transmissão assertiva de ideias em reuniões; escuta qualificada em reuniões; técnicas para redação de atas;

    Roda de Diálogo e Avaliação do curso

    Descrição

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Márcia Angelina Rizzi

    Formada em Direito, pós-graduada em Administração pela FAAP, AMANA-KEY Liderança e Gestão de pessoas, MBA em RH pela USP, Coach com formação pelo ICI Integrated Coaching Institute e IDPH – Instituto de Desenvolvimento do potencial Humano.

    Desenvolveu carreira na Caixa Federal onde ocupou cargos de Liderança dentre os quais destacamos:

    Superintendente de Negócios e Gerente Regional, cargos estes exercidos por mais de 10 anos, Gerencia geral de agencias também por mais de 10 anos. Em paralelo, na Caixa Federal desenvolveu carreira como instrutora e há mais de 20 anos, atua em treinamento e desenvolvimento.

    É coach com mais de 500 horas de atendimento, facilitadora e instrutora em cursos na área comportamental há 15 anos.



    É autora de 23 manuais para treinamento.

    É coautora em diversos livros, dentre eles:
    - Ser mais com coaching – As melhores dicas e estratégias de Coaching para atingir seus objetivos – Ed Ser mais;

    - Manual de Coaching – Dicas e ferramentas com grandes profissionais em Coaching

    – Ed Ser mais;

    - Gestão de pessoas – Ed Ser mais;

    - Líder Coach – Ed França.



    É coordenadora editorial e coautora nos livros:
    - Gestão do Tempo e Produtividade

    - Equipes de Alto desempenho

    - Excelência no atendimento ao cliente.

    Algumas das empresas já atendidas: Basf, Banco Nossa Caixa, Caixa Econômica Federal, EMBRAPA, EMBRATUR, Fosfértil, GLOBOSAT, Itaú Unibanco, JBS, Mantecorp, Petrobrás, Politec, Postalis, Randon, Saint-Gobain, Souza Cruz, Varig, Via Pajuçara, FUNDAP, Governo do Distrito Federal, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeituras de mais de 110 municípios do Estado de São Paulo (trabalhando liderança em parceria com o SEBRAE SP), dentre muitas outras organizações.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos, Secretários, Vereadores, Chefes de seção, chefes de departamento, secretárias executivas e quaisquer profissionais que participam ou coordenam reuniões, independentemente do cargo, formação ou área de atuação.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil