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  • Objetivos do curso

  • Esta Oficina tem por objetivo a capacitação e a instrumentalização dos servidores das administrações municipais no que se refere à organização do trabalho operacional e dos fluxos de atendimento, bem como a sensibilização e desenvolvimento de competências para uma visão humanística nas relações interpessoais com o usuário.

    Metodologia:

    Aula expositiva dialogada, jogos e dinâmicas de grupo.

    Temas:
    Atendimento ao Cidadão

  • Programa completo

  • Relação Servidor - Usuário

    A importância das relações interpessoais; fatores impeditivos e facilitadores do relacionamento: como agir em situações de crise; a qualidade no atendimento: processos, normas, padrões, ética, sigilo; competências necessárias: postura profissional, acolhimento, hospitalidade, ética, empatia.

    Comunicação

    A importância da comunicação como ferramenta profissional; o processo de comunicação e a comunicação assertiva; informação e Persuasão; comunicação e linguagem corporal; melhoria das habilidades de comunicação: ética, adequação de vocabulário, formas de tratamento, escuta qualificada, atendimento face-a-face, atendimento telefônico, barreiras e ruídos.

    Aspectos Administrativos e Institucionais

    Política de atendimento: missão, valores, objetivos, diretrizes da área; atribuições da área e dos profissionais.

    Ferramentas e Processos

    Organização de arquivos e dos fluxos de atendimento; criação de ferramentas para organização do serviço: manual de atendimento pessoal e telefônico.

    Roda de Diálogo e Avaliação do curso

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Ana Maria Florentino de Macedo

    Graduada em Serviço Social com mestrado em Gestão de Recursos Humanos Professora de Comunicação Empresarial e Gestão de Pessoas em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Responsável pelo desenvolvimento, implantação e coordenação de projetos organizacionais, com larga experiência nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas Instrutora de cursos relacionados a diversos temas como: Formação e Desenvolvimento de Liderança, e Liderança Coach, Desenvolvimento de Analistas de Treinamento, Desenvolvimento de Multiplicadores do Conhecimento, Relações Interpessoais no Trabalho, Comunicação, Assédio Moral, Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, Team Building, Projeto de Inclusão nas Empresas de Pessoas com Deficiências, Responsabilidade Social Organizacional. Atuação em diversas consultorias e empresas.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Servidores de diversas áreas que estejam em funções de atendimento direto ao cidadão nas Prefeituras, Câmaras de Vereadores e outros órgãos da administração direta e indireta na esfera pública municipal; funcionários de entidades do terceiro setor que prestam serviço à Prefeituras na área de atendimento ao cidadão; servidores que atuam no atendimento telefônico ou com a resposta ao usuário através de outros canais de comunicação; interessados em geral no tema.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil