
Princípios para a Ação Social e Política - PASP
sob encomendaCarga Horária: 36h
Local do curso:
Oficina municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61 - CEP 05421-030 São Paulo SP
Temas:
Política no Brasil
Orientação e Justificativa:
A política é uma atividade inerente à pessoa, que se realiza plenamente na convivência com os seus semelhantes no contexto de um ordenamento social justo e próspero. O PASP – Princípios para Ação Social e Política apresenta os aspectos essenciais da política, com uma abordagem antropológica, filosófica e teológica. O programa oferece análises de problemas contemporâneos, esclarecendo princípios, valores e diretrizes gerais a respeito da organização social e política. Os conteúdos, tratados sempre com uma visão sintética, mas profunda, permitirão aos participantes refletir sobre temas centrais para entender o papel da política e do Estado, a liberdade da pessoa humana e sua implicação para cidadania, além de oferecer referenciais humanistas para política, ciência e economia.
Em 2020, o programa tem seis módulos, em um calendário de 18 horas. Cada módulo é composto por três dias de aulas, a fim de possibilitar a introdução dos conceitos essenciais nas duas primeiras aulas, a terceira aula reforçará o conteúdo por meio do diálogo, testemunho dos alunos e estudo de caso. As aulas têm caráter introdutório e são ministradas por especialistas, mas com linguagem pensada para atender ao público em geral, sem necessidade de quaisquer conhecimentos prévios para os inscritos. O curso abordará conceitos como pessoa, comunidade, subsidiariedade, liberdade, ecologia, bem comum, sociedade, direitos e ética, em uma perspectiva que vai além da educação política tradicional. O PASP se baseia na antropologia, filosofia, psicologia e teologia, buscando construir um repertório de princípios e valores que dão base à ação política, à gestão de políticas públicas e às próprias instituições do Estado democrático de direito. O participante terá também a oportunidade de refletir sobre as contribuições essenciais da tradição clássica e cristã.
Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (Konrad Adenauer Stiftung - KAS), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a KAS buscam juntas, desde 2002, realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da democracia, da cidadania, da política local e intermunicipal. Essa atividade busca atingir um dos objetivos estratégicos dessa parceria no triênio 2018-2020: apresentar os valores e princípios do ensino social cristão e os processos e instituições democráticas e do Estado Direito, motivando os participantes a se engajarem social e politicamente.
-
Objetivos do curso
- Introduzir o estudo da Filosofia e o pensamento da Fenomenologia como bases para a compreensão da Política;
- Destrinchar as dimensões da Pessoa e desmistificar a relação antagônica entre Indivíduo e Comunidade;
- Repensar a abrangência dos conceitos de Ecologia e Bem Comum como norteadores da ação política;
- Esclarecer a relação da visão moderna de Estado concentrador de poder;
- Retomar a visão do Direito Natural e refletir sobre suas influências na atual percepção do que são Direitos Humanos e Justiça;
- Refletir sobre o papel da ética na ciência
-
Programa completo
-
Professores
-
Coordenadores
-
Público alvo
-
Parceiros
Metodologia:
Devido a pandemia do novo Coronavírus, essa atividade foi adaptada para uma solução de E-Learning. As transmissões das aulas serão realizadas no Zoom, na conta da Oficina Municipal, exclusivamente para participantes previamente inscritos, os quais receberam o link da sala no Zoom por email.
Temas:
Política no Brasil