
Gestão da Energia: bases para uma política municipal
sob encomendaCarga Horária: 14h
Local do curso:
Oficina municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61 - CEP 05421-030 São Paulo SP
Temas:
Obras / Infraestrutura
-
Objetivos do curso
-
Programa completo
-
Professores
-
Coordenadores
-
Público alvo
-
Parceiros
O país vive um contexto de aumento de produção e consumo de energia elétrica. Segundo o Balanço Nacional Energético Nacional 2014 (ano base 2013), desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Energética (empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia), a geração de energia elétrica no Brasil em centrais de serviço público e autoprodutores atingiu 570,0 TWh em 2013, resultado que é 3,2% superior ao de 2012. O consumo de energia elétrica também aumentou: 3,6% em todo o país.
Também há um crescimento no consumo de energia elétrica em prédios públicos ou na oferta de serviços públicos e políticas essenciais. Dados do mesmo Balanço Energético Nacional apontam que estes números cresceram 75% entre 1991 e 2005. A partir daí, confirma-se a necessidade de que as prefeituras brasileiras comecem a agir e perceber o seu papel, não apenas para conscientizar a população quanto à diminuição do consumo e não apenas para diminuir o consumo em seus prédios, mas também para fomentar a produção e a geração de novas fontes de energia que possam ser disseminadas e utilizadas nos territórios dos municípios brasileiros que atendem.
Ciente de seu papel como formadora de servidores públicos municipais e consciente de que é neste nível que nascem as políticas públicas mais legítimas, a Oficina Municipal oferece o curso “Gestão da Energia: bases para uma política municipal”. Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (FKA), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a FKA buscam juntas realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da Democracia e da Gestão Pública no plano municipal.
Em 2015, os cursos de formação realizados na sede da Oficina Municipal integram o projeto “Desenvolvimento Municipal e Regional Sustentáveis”, com atividades totalmente voltadas à gestão ambiental urbana e rural em municípios brasileiros. São nove cursos ao longo do ano, em uma iniciativa dividida em três eixos: (I) Energia; (II) Mudanças Climáticas e Gestão de Recursos Hídricos; (III) Gestão de Políticas Públicas Municipais.
Objetivos de Aprendizagem:
a) Esclarecer qual papel um governo municipal brasileiro pode assumir na gestão energética de suas próprias cidades;
b) Sugerir bases para uma política municipal de gestão energética;
c) Incentivar a percepção de que a gestão da energia elétrica no âmbito municipal representa um novo instrumento de gestão pública, que pode se integrar a outros grandes objetivos do PPA – Plano Plurianual municipal;
d) Apresentar os conceitos básicos de energia e as principais características de fontes de energia renovável: hidráulica, solar, eólica, biomassa, biogás, geotérmica e marítima;
e) Refletir sobre o conceito de eficiência energética;
f) Apresentar cases de sucesso de políticas públicas de órgãos governamentais brasileiros e estrangeiros no setor de energia;
g) Contextualizar os prós e contras da relação entre Governos e empresas do setor de energia;
h) Incitar no gestor municipal a reflexão crítica acerca da gestão de políticas públicas desta área, tendo as Prefeituras e comunidades locais como principais agentes de mudança e melhoria;
Inscrições Gratuitas - Processo seletivo:
Passo 1: Inscrição pelo site;
Passo 2: Envio de mini-currículo ao e-mail [email protected];
Passo 3: Entrevista por telefone.
Temas:
Obras / Infraestrutura