* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Fontes renováveis de energia: eólica, solar e resíduos

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • Dados do Balanço Energético Nacional produzido pelo Governo Federal mostram, ano a ano, que segue aumentando o consumo de energia elétrica no país. Junte-se a isso o atual momento histórico, em que várias regiões de país passam por crises de abastecimento, esforçando-se para cumprir o que rege a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia e todas as necessidades de geração e consumo que o próprio dia-a-dia das cidades produz. Em meio a esta urgente realidade, mais uma vez, as Prefeituras surgem como personagens estratégicos na gestão e no enfrentamento destas crises. São elas que podem diagnosticar a demanda real, de maneira mais eficaz e buscar novas fontes de energia, respeitando e aproveitando o potencial e as características locais e regionais.

    A energia eólica, abundante, renovável, limpa e disponível em vários cantos do Brasil, é uma destas alternativas, com potencial de contribuir para o processo de universalização do atendimento, seja integrada a grandes redes ou apenas no suprimento de pequenas comunidades. A energia solar também é fonte inesgotável, ainda pouco aproveitada, mas muito promissora quando se trata de expandir a oferta e diminuir os impactos ambientais gerados por outras fontes não-renováveis. Ainda mais rara, a geração de energia a partir de resíduos sólidos também merece ser estudada e avaliada pelo poder público. Além de potencial solução para problemas de abastecimento, também dialoga com outras questões ambientais e sociais estratégicas para a gestão municipal.

    Ciente de seu papel como formadora de servidores públicos municipais e consciente de que é neste nível que nascem as políticas públicas mais legítimas, a Oficina Municipal oferece o curso “Fontes renováveis de energia: eólica, solar e resíduos”. Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (FKA), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a FKA buscam juntas realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da Democracia e da Gestão Pública no plano municipal.

    Em 2015, os cursos de formação realizados na sede da Oficina Municipal integram o projeto “Desenvolvimento Municipal e Regional Sustentáveis”, com atividades totalmente voltadas à gestão ambiental urbana e rural em municípios brasileiros. São nove cursos ao longo do ano, em uma iniciativa dividida em três eixos: (I) Energia; (II) Mudanças Climáticas e Gestão de Recursos Hídricos; (III) Gestão de Políticas Públicas Municipais.

     

    Objetivos de Aprendizagem:

    a)    Sugerir a utilização de novas fontes de energia para o abastecimento de prédios públicos e outros espaços geridos pelo governo municipal;

    b)    Apresentar o atual panorama e o potencial da energia eólica no Brasil;

    c)    Propor ideias para o fomento à energia solar fotovoltaica como alternativa para prédios públicos e obras públicas;

    d)    Fornecer subsídios para que gestores públicos e outros atores sociais entendam as possibilidades de aproveitamento energético a partir da gestão de resíduos sólidos;

    e)    Incentivar as Prefeituras a desenvolverem programas de incentivo para adoção de novas fontes de energia pela população de municípios de pequeno e médio porte; 

    Temas:
    Planejamento Municipal

  • Programa completo

  • Gestão de resíduos sólidos: introdução

    Fontes geradoras e classificação de resíduos sólidos; formas de disposição do lixo; Formas de gerenciamento dos resíduos sólidos (coleta seletiva, logística reversa, reciclagem, compostagem); Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: o que é?

    Resíduos Sólidos: aproveitamento energético

    Geração de energia a partir do lixo: possibilidades e desafios; Geração de energia, coleta seletiva e cooperativas: responsabilidade socioambiental como política pública.

    Energia Eólica

    Brasil e Energia Eólica: panorama nacional; Desafios para a participação de governos municipais no fomento e utilização da energia eólica

    Energia Solar Fotovoltaica

    Energia Solar: conceitos básicos; Integração da energia solar fotovoltaica em obras e reformas da Prefeitura; Integração da energia solar fotovoltaica na gestão e manutenção de prédios públicos.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Servidores públicos e estudantes do campo de públicas. Outros interessados serão convidados a compor nossa lista de espera.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil