
Sistema Municipal de Iluminação Pública
sob encomendaCarga Horária: 14h
Local do curso:
Oficina municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61 - CEP 05421-030 São Paulo SP
-
Objetivos do curso
-
Programa completo
-
Coordenadores
-
Público alvo
-
Parceiros
Com a transferência compulsória da responsabilidade sobre os serviços de iluminação pública para os municípios, surgem novos desafios para as prefeituras. Do processo de transição do serviço das concessionárias para o poder público à incorporação plena de uma nova demanda ao dia-a-dia da gestão municipal, há detalhes estratégicos que vão definir a qualidade dessa nova oferta de serviço público. O modelo de contratação e o planejamento operacional são pontos nevrálgicos, que precisam ser amplamente discutidos, pois tendem a ser pontos nevrálgicos, que definirão também a qualidade do gasto público voltado ao funcionamento do sistema. A CIP – Contribuição da Iluminação Pública, também passa a ter grande importância, justamente porque tendem a crescer as despesas dos municípios com os referidos serviços. É preciso orientar os profissionais das áreas tributárias municipais sobre como cobrar de modo legítimo essa contribuição, aproveitando ainda a oportunidade para discorrer sobre tributos imobiliários conexos, tais como IPTU, ITBI e Contribuição de Melhoria.
Ciente de seu papel como formadora de servidores públicos municipais e consciente de que é neste nível que nascem as políticas públicas mais legítimas, a Oficina Municipal oferece o curso “Sistema Municipal de Iluminação Pública”. Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (FKA), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a FKA buscam juntas realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da Democracia e da Gestão Pública no plano municipal.
Em 2015, os cursos de formação realizados na sede da Oficina Municipal integram o projeto “Desenvolvimento Municipal e Regional Sustentáveis”, com atividades totalmente voltadas à gestão ambiental urbana e rural em municípios brasileiros. São nove cursos ao longo do ano, em uma iniciativa dividida em três eixos: (I) Energia; (II) Mudanças Climáticas e Gestão de Recursos Hídricos; (III) Gestão de Políticas Públicas Municipais.