* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Princípios para Ação Social e Política - Módulo I - Pessoa Humana e Comunidade

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • Resultados Esperados:Os participantes demonstram um aumento do entendimento em relação aos temas centrais do curso e compreendem as ações democráticas que respeitam o Estado de Direito baseadas em valores democrata-cristãos. Sentem-se motivados ao engajamento em questões práticas na esfera social e política. A longo prazo, contribuem para a consolidação da democracia em suas comunidades.

  • Programa completo

  • Pessoa e Comunidade em Edith Stein

    Toda ação social e política lida com pessoas e com relações comunitárias, mas normalmente dedicamos pouco tempo para refletir profundamente sobre a essência desses dois conceitos. Essa aula pretende refletir sobre a estrutura da pessoa e compreender melhor nossas relações pessoais, comunitárias, sociais e políticas, especialmente a partir da obra da filósofa Edith Stein.

    Vontade livre e responsável: fundamentos da experiência pessoal

    O que nos dizem os grandes trabalhos imaginativos da humanidade a respeito da liberdade humana? Que reflexões sobre liberdade podem emergir quando olhamos para obras tão distintas de referências como Dostoiévski, São Tomás de Aquino, Platão, Karol Wojtyla e Immanuel Kant? De que maneira essas reflexões estão contidas na ação social e política cotidianas?

    A subjetividade da sociedade: organizações comunitárias e associações

    O ser humano como ser social e a subjetividade da sociedade, a partir da visão de autores diversos como Aristóteles, Hannah Arendt, Edmund Burke, Tocqueville, Hegel e também de Encíclicas Papais do século XX.

    Convivência comunitária na prática

    Moradores de vilas fechadas e participantes de associações de bairro relatam suas experiências de convivência comunitária. Quais são os desafios, metodologias, barreiras e, principalmente, os aprendizados de pessoas que convivem em espaços onde os valores da Democracia e do Bem Comum são parte das questões mais comuns, pequenas e cotidianas?

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi vice-diretor da Oficina Municipal, guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. Tem experiência nas áreas de Antropologia Social e Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política moderna e contemporânea, política e religião, imaginação e política, formação política, etnicidade e identidades

    Noimg-grid_2

    Maria Cecilia Isatto Parise

    Mestre em História da Filosofia pela Universidade de Paris I – Panthéon/Sorbonne. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Graduada em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Professora de filosofia do Seminário Mater Ecclesiae. Professora palestrante e membro do Conselho consultivo da Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública, SP. Pesquisadora em grupos vinculados à UNIFESP, FATEA (Lorena), UFC, Psicologia Clínica da USP, GT “O pensamento fenomenológico de Husserl, Edith Stein e o Círculo de Gotinga” da ANPOF.  Áreas de pesquisa: fenomenologia de Hegel, fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein, antropologia filosófica, fenomenologia da religião, fé e razão. Fundadora e administradora, com mais três colegas, do site edithstein.com.br

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    José Mario Brasiliense Carneiro

    Advogado com especialização em Direito Político, Administrativo e Financeiro pela USP/SP, Doutor em Administração de Empresas e Mestre em Administração Pública pela EAESP/FGV, com Pós-Graduação em Gestão de Projetos pelo PECE-EAESP/FGV e Teologia/Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer e Consultor da FUNDAP-Governo do Estado de São Paulo. É diretor-presidente e fundador da Oficina Municipal. 

  • Público alvo

  • Aberto ao público em geral, sem exigência de qualquer formação prévia.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil