* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Cultura, patrimônio, artes, lazer e turismo: características, tendências e entrelaçamentos possíveis

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • Debater o papel do município na gestão local da cultura, turismo e patrimônio, apresentando os principais conceitos pertinentes, legislação específica, formas de atuação e intervenção e exemplos de projetos e ações práticas. Ilustrar as políticas de cultura, turismo e patrimônio com casos e exemplos bem sucedidos, além de caminhos a serem seguidos pela gestão municipal. Apontar, para os participantes, tendências e caminhos para o desenvolvimento das artes, inclusive a formação de gosto e repertório cultural.

    Temas:
    Desenvolvimento Local e Regional

  • Programa completo

  • Cultura, turismo e patrimônio histórico: políticas públicas e principais inter-relações possíveis.

    1. Cultura, turismo e patrimônio histórico: conceitos, definições e pontos introdutórios; 2. Políticas públicas de cultura e patrimônio: principais características; 3. Políticas públicas de turismo: principais características; 4. Cultura, turismo e patrimônio: inter-relações possíveis; 5. Gestão pública de cultura, turismo e patrimônio: idéias, projetos e ações.

    Gestão de cultura na esfera municipal.

    1. Arte e cultura: distinções fundamentais. O “viés identitário” e a importância de apoiá-lo; os riscos de exagero; 2. As esferas da vida artística acerca das quais o gestor cultural precisa ter noções mínimas; a arte mundialmente consagrada do passado; a arte viva em movimento nos países avançados; a arte viva em movimento no Brasil; a arte regional e local; 3. Como tirar proveito das inovações tecnológicas que tornam possível montar programações com obras das várias esferas; 4. Como integrar e aproveitar o conhecimento dos residentes cultivados na montagem de uma programação; como aproveitar as sinergias com a gestão educacional; 5. A importância de projetos consorciados em arte para tornar itinerantes acervos em domínio das instâncias estaduais e federais; 6. Gestor cultural como “aproximador” de agentes com competências artísticas e sua criatividade; historiadores e críticos de arte e sua capacidade analítica, sonoplastas e iluminadores e seu conhecimento técnico; produtores culturais e sua capacidade técnico-financeira.

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    André Fontan Köhler

    1. Formação acadêmica/Titulação: Doutor em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP); Mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP); Graduação em Administração pela FGV-EAESP.

    2. Atuação profissional: Professor Assistente da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo (EACH/USP)

    3. Políticas públicas de turismo e cultura; Turismo cultural; Impactos sociais, econômicos e culturais do lazer e turismo.

    4. Outros pontos: Possui vários artigos de periódico, capítulos de livro e trabalhos publicados em anais de congressos relativos às três linhas de pesquisa. Recentemente, publicou o Guia eletrônico do patrimônio histórico e artístico nacional: Região Metropolitana de São Paulo e municípios de Santos e São Vicente.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos, vereadores, secretários municipais de cultura, turismo, educação e áreas correlatas; assessores e gestores de secretarias municipais de cultura, turismo, artes, lazer e outras áreas passíveis de integração com políticas públicas destas áreas; servidores de órgãos públicos responsáveis pela conservação e preservação do patrimônio histórico; servidores que atuam em centros culturais, museus, fundações, autarquias e outros órgãos públicos que lidam diretamente com demandas ligadas à cultura e turismo; entidades do terceiro setor conveniadas com o poder público; jornalistas, professores, estudantes e membros de organizações sociais de cultura.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil