* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • A gestão de recursos hídricos nunca foi tão debatida no Estado de São Paulo e o papel das esferas de governo nunca foi tão questionado como nos últimos anos. Independentemente das obrigações constitucionais, a participação das Prefeituras é essencial e estratégica para garantir a qualidade na gestão local dos recursos. Os Comitês de Bacias Hidrográficas são organismos colegiados que naturalmente já ajudam a integrar os setores da sociedade diretamente interessados na questão hídrica, melhorando inclusive o seu diálogo com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Junte-se a isso a figura do Consórcio Intermunicipal e o potencial de fortalecimento da identidade regional e nós temos duas esferas importantes de auxílio e participação qualificada das Prefeituras nessa discussão.

    O curso parte de uma explanação sobre os conceitos básicos da gestão de recursos hídricos no Brasil, passando pela obrigatoriedade dos planos municipais de saneamento básico culminando na apresentação de um novo paradigma: a gestão regional e intermunicipal de recursos hídricos. Para tanto, abordaremos a possibilidade de olhar para as bacias hidrográficas como matrizes para a gestão territorial, tendo certeza de que a gestão de recursos hídricos é elemento estratégico para o fortalecimento dos consórcios e cooperação intermunicipal.

    Esta iniciativa faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (FKA), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a FKA buscam juntas realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da Democracia e da Gestão Pública no plano municipal e regional. 

    Temas:
    Obras / Infraestrutura

  • Programa completo

  • Abertura e Mapeamento das Expectativas

    - Oficina Municipal e CODIVAR

    Saneamento Básico

    Histórico, marcos conceituais, legislação, modelos, cenário atual e futuro

    Gestão de Recursos Hídricos

    Histórico, marcos conceituais, legislação, modelos, cenário atual e futuro

    Gestão Regional de Recursos Hídricos - Parte 01

    Bacias hidrográficas como matriz para a gestão territorial; Gestão de recursos hídricos como elemento estratégico para o fortalecimento dos consórcios e cooperação intermunicipal.

    Gestão Regional de Recursos Hídricos - Parte 02

    Prefeituras e Comitês de Bacias Hidrográficas: diálogos possíveis; Instrumentos de gestão e financiamento vinculados à divisão territorial por bacias hidrográficas.

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Walter Tesch

    Licenciado em sociologia (Uruguai) Mestre CC.SS.(PUC-Lima/Peru).

    Trabalhou area pesquisa, formação sindical e cooperativa vários países America Latina.

    Subprefeito da região de Parelheiros município de São Paulo, 2005-2009.

    Coordenador adjunto Operação Defesa das Águas 2009-2011.

    Coordenador de Recursos Hídricos de São Paulo Jan. 2011-jan. 2015 (Secretario CRH Gestor FEHIDRO).

    Atualmente consultor de curto prazo para o governo peruano pelo Banco Mundial

    Noimg-grid_2

    Rodrigo de Freitas Bueno

    Graduação em Engenharia Ambiental e Biologia, Especialista em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuando como pesquisador de produtividade científica na EPUSP e Professor no Centro Universitário Senac. Tem experiência na área de Saúde Ambiental e Engenharia Sanitária, atuando principalmente em assuntos relacionados à poluição das águas com diversos artigos e trabalhos desenvolvidos na área. 

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Gestores municipais das Prefeituras do Vale Do Ribeira, entidades da sociedade civil organizada e empresas da região interessadas direta ou indiretamente na qualificação da gestão de recursos hídricos

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer & CODIVAR - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado do Vale do Ribeira

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil