* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (FKA), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a FKA buscam juntas, desde 2002, realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da democracia e da cidadania. 

     

    Resultados Esperados:Os participantes demonstram um aumento do entendimento em relação aos temas centrais do curso e compreendem a influência da imaginação, da cultura e das manifestações artísticas nas ações democráticas que ajudam a contextualizar o Estado de Direito. Sentem-se motivados ao engajamento em questões práticas na esfera social e política. A longo prazo, entendem como aplicar o conhecimento adquirido de forma prática, contribuindo para a consolidação da democracia em suas comunidades.

  • Programa completo

  • O conceito de imaginação como base da apreciação artística

    Literatura, Ideologia Política e Imaginação Artística

    Iconografia Cristã

    Música polifônica: vozes e texturas

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. É vice-diretor da Oficina Municipal. 

    Noimg-grid_2

    Maria Angela Vilhena Moraes Furquim de Almeida

    Possui graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1984), graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre-Docente em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2008) Foi professor associado doutor no Depaertamento de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre abril de 2004 a dezembro de 2011. Foi professor doutor do Centro Universitário Salesiano do Brasil. É professora do Curso pós- graduação lato sensu em Ciências da Religião PUC-SP. Tem experiência na área de Teologia, Ciências Sociais, Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidade popular, pluralismo religioso, tradição e modernidade, culto aos mortos. Coordenação da Coleção Questões Fundamentais do Ser Humano, oito livros publicados pela editora Paulus.

    Noimg-grid_2

    Martim Vasques Cunha

    Martim Vasques da Cunha é autor dos livros Crise e Utopia – O Dilema de Thomas More (Vide Editorial, 2012) e A Poeira da Glória – Uma (inesperada) história da literatura brasileira (Record, 2015); pós-doutorando pela FGV-EAESP.

    Noimg-grid_2

    Célio Franceschet

    Formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo, tem especialização em Filmmaking na Universidade da Califórnia. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais e ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Fotografia no Festival de Brasília e destaque em Contribuição Artística no Festival de Cinema Universitário do Rio de Janeiro. Foi curador da Biblioteca de Cinema Roberto Santos e atualmente é curador Audiovisual do Centro Cultural São Paulo.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    José Mario Brasiliense Carneiro

    Advogado com especialização em Direito Político, Administrativo e Financeiro pela USP/SP, Doutor em Administração de Empresas e Mestre em Administração Pública pela EAESP/FGV, com Pós-Graduação em Gestão de Projetos pelo PECE-EAESP/FGV e Teologia/Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer e Consultor da FUNDAP-Governo do Estado de São Paulo. É diretor-presidente e fundador da Oficina Municipal. 

  • Público alvo

  • Aberto ao público em geral, podendo ser especialmente útil a lideranças políticas, professores, estudantes universitários, militantes em ONGs e associações de bairro, representantes de movimentos eclesiais, servidores e gestores públicos.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil