
Princípios para Ação Social e Política - Módulo III - Cultura e Arte
sob encomendaCarga Horária: 8h
Local do curso:
Oficina municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61 - CEP 05421-030 São Paulo SP
Orientação e Justificativa:
A imaginação, expressa por meio das artes plásticas, literatura, música, teatro, cinema etc., e das produções culturais que marcam as sociedades, exerce grande influência sobre os padrões éticos e antropológicos da sociedade. Este módulo procura investigar e debater as relações entre ética e estética, arte sacra e “arte secular”, bem como a qualidade da imaginação predominante nos dias de hoje.
“Cultura e Arte” é o módulo III do PASP – Princípios para Ação Social e Política. O programa reúneaspectos da filosofia, sociologia, antropologia, direito, teologia e ensino social cristão permitindo uma reflexão sobre a pessoa e suas manifestações nas várias dimensões da vida humana. O PASP terá sete módulos durante todo o ano de 2019. Cada módulo tem duração de 8 horas, divididos em quatro aulas de 2 horas, sempre às quartas-feiras, no período noturno.
Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (Konrad Adenauer Stiftung - KAS), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a KAS buscam juntas, desde 2002, realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da democracia, da cidadania, da política local e intermunicipal. Essa atividade busca atingir um dos objetivos estratégicos dessa parceria no triênio 2018-2020: apresentar os valores e princípios do ensino social cristão e os processos e instituições democráticas e do Estado Direito, motivando os participantes a se engajarem social e politicamente.
-
Objetivos do curso
-
Programa completo
-
Professores
-
Coordenadores
-
Público alvo
-
Parceiros
Os participantes demonstram um aumento do entendimento em relação aos temas centrais do curso e compreendem a influência da imaginação, da cultura e das manifestações artísticas nas ações democráticas que ajudam a contextualizar o Estado de Direito. Sentem-se motivados ao engajamento em questões práticas na esfera social e política. A longo prazo, entendem como aplicar o conhecimento adquirido de forma prática, contribuindo para a consolidação da democracia em suas comunidades.