* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Apresentação e Justificativa:Pensar a política pública como um processo, composta por vários estágios inter-relacionados não é apenas uma maneira de simplificar a análise da atuação dos governos municipais, mas potencial ferramenta de trabalho para os gestores que assumiram o desafio de administrar cidades brasileiras. “Fazer” política pública pressupõe um ciclo, que começa com a elaboração da agenda e a problemática de tomada de decisões, passa pelos instrumentos de formulação, encontra os desafios da implementação e culmina no monitoramento e avaliação, como elementos de aprendizagem que auxiliarão na retomada do ciclo.

     

    Entender este ciclo básico como processo pode parecer simples, mas é uma lição que o gestor público brasileiro ainda tenta assimilar. Como encarar de formar “técnica” um processo que sofre influência direta de todos os meandros político-partidários e defronta-se com participação e controle social crescentes, em uma democracia jovem que ainda exige mais eficiência de seus serviços públicos, especialmente na esfera local?

     

    Este curso assume humildemente a tarefa de apresentar os principais elementos que compõem este ciclo básico, mas com foco no processo de formulação. A ideia é apresentar métodos e técnicas que compõem o olhar da nova gestão pública. Também é uma atividade que pretende incitar uma reflexão crítica a respeito do tema, oxalá auxiliando no empoderamento de servidores públicos municipais, atores que compõem pontos “nevrálgicos” específicos dentro das estruturas organizacionais de Prefeituras brasileiras e que têm o verdadeiro poder de transformar e otimizar a condução deste ciclo. 

     

    Objetivos:

     

    a)    Apresentar os conceitos básicos de políticas públicas;

    b)    Sugerir metodologias para diagnóstico e planejamento na gestão de políticas públicas e no entendimento de organogramas de órgãos públicos;

    c)    Explicar o funcionamento dos processos de elaboração de agenda e formulação de políticas públicas;

    d)    Expor estratégias de implementação de políticas públicas;

    e)    Incitar a reflexão crítica acerca da gestão de políticas públicas como um processo que possui estágios inter-relacionados que também podem ser conduzidos com um olhar majoritariamente técnico;

    f)     Propiciar uma rede de intercâmbio de boas práticas com a presença de municípios de diferentes portes em sala de aula.

    Temas:
    Gestão de Políticas Públicas

  • Programa completo

  • Introdução ao Conceito de Política Pública

    Política Pública: definições; Evolução de Política Pública e policy-making no Brasil

    Estrutura Organizacional do Governo Municipal

    Diagnóstico do organograma da Prefeitura: entendendo, mudando e adaptando a estrutura

    Estrutura Organizacional do Governo Municipal – Parte 02

    Continuação

    Planejamento Estratégico

    Planejamento Estratégico Situacional: uma introdução

    Elaboração de Agenda

    Atores, condições e estruturas sociais no contexto de construção da agenda na gestão pública contemporânea

    Formulação de Políticas Públicas

    Fases da Formulação; Estilos de formulação; instrumentos e metodologias para formulação

    Implementação de Políticas Públicas

    Teorias de Implementação; Atores sociais envolvidos na implementação; Modelos de implementação;

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Fernando de Souza Coelho

    Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. Professor do curso de graduação em gestão de Políticas Públicas da USP. Especialista em Gestão Públicas nas áreas de Planejamento Governamental , Recursos humanos no Governo e Marketing de Serviços Públicos.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Paulo de Tarso Côrte

    Graduando em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, acumula mais de 20 anos de experiência no setor público e atua como consultor sênior na área de planejamento estratégico situacional e gestão pública municipal.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Gestores que atuam em órgãos municipais de planejamento, orçamento e gestão; Funcionários de órgãos públicos que atuam em departamentos com atribuições de planejamento e monitoramento de políticas públicas; Servidores públicos de Prefeituras e Câmaras Municipais interessados no assunto; Estudantes de graduação e pós-graduação de administração pública e áreas correlatas.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil