
Formulação de Políticas Públicas
sob encomendaCarga Horária: 14 horas
Local do curso:
Oficina municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61 - CEP 05421-030 São Paulo SP
Temas:
Gestão de Políticas Públicas
-
Objetivos do curso
-
Programa completo
-
Professores
-
Coordenadores
-
Público alvo
-
Parceiros
Apresentação e Justificativa:Pensar a política pública como um processo, composta por vários estágios inter-relacionados não é apenas uma maneira de simplificar a análise da atuação dos governos municipais, mas potencial ferramenta de trabalho para os gestores que assumiram o desafio de administrar cidades brasileiras. “Fazer” política pública pressupõe um ciclo, que começa com a elaboração da agenda e a problemática de tomada de decisões, passa pelos instrumentos de formulação, encontra os desafios da implementação e culmina no monitoramento e avaliação, como elementos de aprendizagem que auxiliarão na retomada do ciclo.
Entender este ciclo básico como processo pode parecer simples, mas é uma lição que o gestor público brasileiro ainda tenta assimilar. Como encarar de formar “técnica” um processo que sofre influência direta de todos os meandros político-partidários e defronta-se com participação e controle social crescentes, em uma democracia jovem que ainda exige mais eficiência de seus serviços públicos, especialmente na esfera local?
Este curso assume humildemente a tarefa de apresentar os principais elementos que compõem este ciclo básico, mas com foco no processo de formulação. A ideia é apresentar métodos e técnicas que compõem o olhar da nova gestão pública. Também é uma atividade que pretende incitar uma reflexão crítica a respeito do tema, oxalá auxiliando no empoderamento de servidores públicos municipais, atores que compõem pontos “nevrálgicos” específicos dentro das estruturas organizacionais de Prefeituras brasileiras e que têm o verdadeiro poder de transformar e otimizar a condução deste ciclo.
Objetivos:
a) Apresentar os conceitos básicos de políticas públicas;
b) Sugerir metodologias para diagnóstico e planejamento na gestão de políticas públicas e no entendimento de organogramas de órgãos públicos;
c) Explicar o funcionamento dos processos de elaboração de agenda e formulação de políticas públicas;
d) Expor estratégias de implementação de políticas públicas;
e) Incitar a reflexão crítica acerca da gestão de políticas públicas como um processo que possui estágios inter-relacionados que também podem ser conduzidos com um olhar majoritariamente técnico;
f) Propiciar uma rede de intercâmbio de boas práticas com a presença de municípios de diferentes portes em sala de aula.
Temas:
Gestão de Políticas Públicas