* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  •  “Levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena”. É com base nesta e em outras ideias centrais da Doutrina Social da Igreja que nasce o programa “Princípios para Ação Social e Política”, reunindo aspectos da filosofia, sociologia, antropologia, ensino social cristão e direito.

     

    O curso tem a finalidade de esclarecer e fixar princípios e diretrizes gerais a respeito da organização social e políticas de povos e nações. Os conteúdos tratados, sempre com uma visão sintética, mas profunda, permitirão aos participantes refletir sobre temas centrais para entender o papel da política e do Estado, a liberdade da pessoa humana e sua implicação para cidadania, além de oferecer referenciais humanistas para política e para economia.

     

    O curso será oferecido em oito módulos durante todo o ano de 2018. Cada módulo tem duração de 8 horas, divididos em quatro aulas de 2 horas, sempre às quartas-feiras, no período noturno. Esse curso, excepcionalmente, terá três aulas. Este módulo analisa a economia, produção de bens e os processos econômicos a partir das ideias de liberdade, solidariedade e justiça.

     

    Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (FKA), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a FKA buscam juntas, desde 2002, realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da democracia, da cidadania, da política local e intermunicipal.

    Temas:
    Princípios da Democracia

  • Programa completo

  • A Economia na visão da Doutrina Social da Igreja

    Descrição

    Economia de Comunhão

    Descrição

    Economia de Comunhão na prática

    Descrição

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. É vice-diretor da Oficina Municipal. 

    Oficinamunicipal-grid_2

    Ricardo Meirelles de Faria

    Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e Mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998) e graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1989). Possui cursos de especialização na Georgetown University (Washington-DC/USA) e Università Luigi Bocconii (Milão/Itália). É pesquisador da FAPESP nos programas PIPE-Finep. É consultor do Banco Mundial para o setor de energia. É professor dos cursos de Macroeconomia Aplicada, Economia Monetária e Brazilian Economy da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV). Tem experiência nas áreas de macroeconomia, com ênfase em Política Monetária e Fiscal, atuando principalmente nos seguintes temas: economia monetária, modelos de metas de inflação, coordenação entre política monetária e fiscal, equilíbrio geral computável, e metodologia científica. É sócio-diretor da Linus Galena Consultoria Econômica e responsável pelo departamento macroeconômico, setorial e comércio exterior. A Linus Galena está classificada no Ranking Anual Focus Top 5 do BACEN nos anos de 2012 e 2014, bem como em inúmeros rankings mensais. É contribuinte dos serviços Broadcast, Agência Estado e Thompson/Reuters e do website economonitor.com. Possui longa expertise em processos de implantação e troca de controle de instituições financeiras no Brasil, processos BACEN DEORF 3040, sendo em uma ocasião, o diretor técnico junto ao BACEN no processo de troca de instituição financeira. É inventor do software InflationT, de simulação de um modelo de metas de inflação para economia aberta com a incorporação de um bloco fiscal.

    Noimg-grid_2

    Flávio Pires Toledo

    representante da Empresa Pasticcino, integrante do Polo Empresarial Spartaco, polo que funciona seguindo a ideologia de Economia de Comunhão.  

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Este curso é aberto ao público podendo ser especialmente útil a lideranças políticas, professores, estudantes universitários, militantes em ONGs e associações de bairro, representantes de movimentos eclesiais, servidores e gestores públicos.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil