* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Princípios para Ação Social e Política - PASP - Economia e Solidariedade

investimento:

gratuito

inscrições até 14.08.2019
  • Objetivos do curso

  •  

     “Levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena”. Com este objetivo, compartilhado com a Doutrina Social da Igreja, realiza-se o programa “Princípios para Ação Social e Política”, reunindo aspectos da Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ensino Social Cristão e Direito.

     

    O programa tem a finalidade de esclarecer e fixar princípios e diretrizes gerais para inspirar e orientar a vida social e política das pessoas e comunidades. Os conteúdos tratados, sempre com uma visão sintética, mas profunda, permitirão aos participantes refletir sobre diversos aspectos da vida contemporânea (política, economia, cultura, ciência, meio ambiente etc.) sob a luz de princípios como o bem comum, a dignidade e a liberdade da pessoa, a subsidiariedade e a solidariedade, entre outros.

     

    O curso será oferecido em sete módulos durante todo o ano de 2019. Cada módulo tem duração de 8 horas, divididas em quatro aulas de 2 horas, sempre às quartas-feiras, no período noturno. Este módulo – Economia e Solidariedade – analisa o potencial, os limites e os critérios avaliativos da ação humana na economia, na produção e no intercâmbio de bens e serviços, com suas implicações sociais e éticas, a partir das ideias de liberdade, solidariedade e justiça.

     

    Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (Konrad Adenauer Stiftung - KAS), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a FKA buscam juntas, desde 2002, realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da democracia, da cidadania, da política local e intermunicipal.

    Metodologia:

    Aulas expositivas dialogadas; rodas de conversa

    Temas:
    Princípios da Democracia

  • Programa completo

  • Economia e Ética - Considerações Iniciais

    14.08.2019, 19:30-21:30

    Professor: Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Economia e Liberdade: apontamentos a partir da Escola Austríaca de Economia

    21.08.2019, 19:30-21:30

    Professor: Lucas Grassi Freire

    Economia de Comunhão: uma proposta prática de organização da empresa como comunidade de pessoas

    28.08.2019, 19:30-21:30

    Professor: Ricardo Meirelles de Faria

    Economia de Comunhão na prática: um testemunho

    04.09.2019, 19:30-21:30

    Professor: Maria Helena Fonseca Faller

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. É vice-diretor da Oficina Municipal. 

    Oficinamunicipal-grid_2

    Ricardo Meirelles de Faria

    Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007) e Mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998) e graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1989). Possui cursos de especialização na Georgetown University (Washington-DC/USA) e Università Luigi Bocconii (Milão/Itália). É pesquisador da FAPESP nos programas PIPE-Finep. É consultor do Banco Mundial para o setor de energia. É professor dos cursos de Macroeconomia Aplicada, Economia Monetária e Brazilian Economy da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV). Tem experiência nas áreas de macroeconomia, com ênfase em Política Monetária e Fiscal, atuando principalmente nos seguintes temas: economia monetária, modelos de metas de inflação, coordenação entre política monetária e fiscal, equilíbrio geral computável, e metodologia científica. É sócio-diretor da Linus Galena Consultoria Econômica e responsável pelo departamento macroeconômico, setorial e comércio exterior. A Linus Galena está classificada no Ranking Anual Focus Top 5 do BACEN nos anos de 2012 e 2014, bem como em inúmeros rankings mensais. É contribuinte dos serviços Broadcast, Agência Estado e Thompson/Reuters e do website economonitor.com. Possui longa expertise em processos de implantação e troca de controle de instituições financeiras no Brasil, processos BACEN DEORF 3040, sendo em uma ocasião, o diretor técnico junto ao BACEN no processo de troca de instituição financeira. É inventor do software InflationT, de simulação de um modelo de metas de inflação para economia aberta com a incorporação de um bloco fiscal.

    Noimg-grid_2

    Lucas Grassi Freire

    Professor Assistente na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo), onde atua vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas e ao Centro Mackenzie de Liberdade Econômica. Pesquisador pós-doutor na North-West University (África do Sul) e investigador Integrado ao OBSERVARE - Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal), onde pesquisa as relações exteriores no antigo Oriente Próximo. Obteve doutoramento em Política na Universidade de Exeter (Reino Unido). Estudou línguas do antigo Oriente Próximo no Centro de Estudos do Próximo Oriente e da Antiguidade Tardia (CEPOAT) na Universidad de Murcia (Espanha). Estudou línguas da antiga Anatólia no Research Center for Anatolian Civilizations da Koç University (Turquia) e epigrafia cuneiforme no Museu de Istambul. Foi Pesquisador Associado ao Kirby Laing Institute em Cambridge (Reino Unido), Docente Temporário na Universidade de Plymouth (Reino Unido) e Docente na Universidade de Exeter (Reino Unido)

    Noimg-grid_2

    Maria Helena Fonseca Faller

    Sócia da Empresa Pasticcino, integrante do Polo Empresarial Spartaco, polo que funciona seguindo a ideologia de Economia de Comunhão. 

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Este curso é aberto ao público podendo ser especialmente útil a lideranças políticas, professores, estudantes universitários, militantes em ONGs e associações de bairro, representantes de movimentos eclesiais, servidores e gestores públicos.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil