* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • O objetivo do PASP, com um total de oito módulos ao longo de 2018, é tratar de temas atuais do ponto de vistada filosofia, sociologia, antropologia, direito, teologia e ensino social cristão permitindo uma reflexão sobre a pessoa e suas manifestações nas várias dimensões da vida humana. Cada módulo tem duração de 8 horas, divididos em quatro aulas de 2 horas, sempre às quartas-feiras, no período noturno, na sede da Oficina Municipal, em Pinheiros.Este curso faz parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer com quem a Oficina Municipal, desde 2002, realiza a missão de colaborar com o fortalecimento da democracia e da cidadania.

  • Programa completo

  • A mulher na Fenomenologia de Edith Stein

    A alma masculina e a alma feminina na obra de Edith Stein

    A vivência do Masculino e Feminino na Vida de Casal

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    José Mario Brasiliense Carneiro

    Advogado com especialização em Direito Político, Administrativo e Financeiro pela USP/SP, Doutor em Administração de Empresas e Mestre em Administração Pública pela EAESP/FGV, com Pós-Graduação em Gestão de Projetos pelo PECE-EAESP/FGV e Teologia/Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer e Consultor da FUNDAP-Governo do Estado de São Paulo. É diretor-presidente e fundador da Oficina Municipal. 

    Oficinamunicipal-grid_2

    Suzana Filizola Brasiliense Carneiro

    Graduada em Psicologia pela PUC-SP (1997). Possui especialização em Teologia pela Universidade Lateranense de Roma, Itália (2005), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2016).

    Noimg-grid_2

    Maria Cecilia Isatto Parise

    Mestre em História da Filosofia pela Universidade de Paris I – Panthéon/Sorbonne. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Graduada em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Professora de filosofia do Seminário Mater Ecclesiae. Professora palestrante e membro do Conselho consultivo da Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública, SP. Pesquisadora em grupos vinculados à UNIFESP, FATEA (Lorena), UFC, Psicologia Clínica da USP, GT “O pensamento fenomenológico de Husserl, Edith Stein e o Círculo de Gotinga” da ANPOF.  Áreas de pesquisa: fenomenologia de Hegel, fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein, antropologia filosófica, fenomenologia da religião, fé e razão. Fundadora e administradora, com mais três colegas, do site edithstein.com.br

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Aberto ao público em geral, podendo ser especialmente útil a lideranças políticas, professores, estudantes universitários, militantes em ONGs e associações de bairro, representantes de movimentos eclesiais, servidores e gestores públicos.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil