* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Apresentação e Justificativa:A meta número 01 do Plano Nacional de Educação (PNE) é a universalização da educação infantil até o final de 2016, garantindo acesso à pré-escola para todas as crianças de 04 e 05 anos de idade. Também preconiza que sejam garantidas creches a pelo menos 50% das crianças de até três anos de idade. A viabilização dessas metas passa necessariamente pelas Prefeituras e suas respectivas secretarias de educação. É por meio dos esforços de planos de ação em nível municipal que essas metas terão verdadeiro potencial de efetivação. São conjuntos de ações que caminham junto com os Planos Municipais de Educação (PMEs), mas que, fogem das necessidades educacionais mais amplas apontadas nos PMEs e focam exclusivamente na Educação Infantil. Essa atividade de dois dias tem esse pano de fundo como principal preocupação e justificativa.

     

    Objetivo do Curso:

    a)    Introduzir a legislação básica que norteia a educação infantil pública no Brasil;

    b)    Esclarecer a universalização do ensino infantil de acordo com a visão expressa na Meta 01 do PNE – Plano Nacional de Educação;

    c)    Apresentar estratégias de elaboração e elementos essenciais para planos de ação em nível municipal;

     

    DESCONTOS ESPECIAIS: A Oficina Municipal oferece 30% de desconto aos participantes inscritos em outros cursos da área de educação. Veja os outros cursos abaixo:  

     

                 Administração de Escolas e Creches Muncipais

    Temas:
    Educação

  • Programa completo

  • Educação Infantil: aspectos legais

    • Legislação Federal e Estadual: normas e orientações para a educação infantil no município; emendas constitucionais • Lei 13.005/2014 - O Plano Nacional de Educação • Resoluções do CNE – Conselho Nacional de Educação: influências na educação infantil • Meta 01: a educação infantil no Plano Nacional de Educação

    Plano de Ação – Parte 01

    Estratégias para elaboração do Plano de Ação em Nível Municipal

    Plano de Ação – Parte 02

    Estratégias para elaboração do Plano de Ação em Nível Municipal

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Oneide Ferreira Alvez

    Mestre em Educação, Especialista em Direito Educacional e em Políticas Públicas, Graduação em Pedagogia nas áreas de Administração, Supervisão e Docência. Foi Diretora e Supervisora da Rede Pública Estadual; atuou na Fundação para o Desenvolvimento da Educação- FDE; Dirigente Regional de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Secretária de Educação do município de Peruíbe. Atualmente é consultora em Gestão Educacional nos municípios de Areias e Piquete.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Secretários(as) e Diretores(as) municipais de Educação, Supervisores de ensino, Diretores e vice-diretores de escolas, supervisores, agentes administrativos e outros servidores encarregados da gestão do ensino municipal; outros atores sociais participes da elaboração dos planos municipais de educação; estudantes de pedagogia, educação, administração pública e áreas correlatas; profissionais do terceiro setor que colaboram em organizações ligadas à gestão da educação infantil; interessados em geral no tema da educação infantil.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil