* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Planejamento e Mobilidade Urbana – a humanização das cidades

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • Esta oficina tem por foco propiciar aos participantes um maior domínio de instrumentos e meios para efetivar matrizes viáveis para o desenvolvimento local e microrregional, pensando-se na humanização da cidade.

    Temas:
    Planejamento Municipal

  • Programa completo

  • Planejamento Urbano na Gestão Local: das origens aos dias atuais

    A origem das Cidades, com seus impasses e seus desafios políticos, até chegar nas posições atuais, no mundo e no Brasil, finalizando com conteúdos normativos que compõem um Plano Diretor e estratégias locais, para que o mesmo seja implantado e efetivado pelos agentes socioeconômicos.

    Estatuto e Conselhos da Cidade

    As diferentes realidades do Planejamento Urbano e as possíveis abordagens para se cumprir com o Estatuto da Cidade, as conferências e Conselhos de Cidade, finalizando com as práticas urbanísticas segundo mecanismos municipais para captar recursos visando o Desenvolvimento Urbano.

    Experiências em Planejamento Urbano na Gestão Local

    A experiência de Curitiba e de outras cidades na formulação de um modelo para sua Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, as melhores práticas catalogadas no Brasil e sua adoção em outros países, questões da participação, descentralização e desconcentração no gerenciamento.

    Gestão em Redes Municipais

    Gestão em Rede dos serviços públicos fundamentais, concessões, permissões, alvarás e parcerias segundo o ordenamento urbano. Ações de Saneamento, Habitação, Ambiente com Lazer e Mobilidade, limpeza e manutenção: como agregar tudo numa matriz de Governança para Resultados.

    Planos de Bairro e descentralização do planejamento

    Os Planos de Bairro como um conceito inovador para o Desenvolvimento Local e a sua metodologia aplicada no planejamento local descentralizado

    Plano de Bairro: experiência vivida

    Relato do “case” Jardim Branca Flor, Itapecerica da Serra (SP), cujo progresso é compartilhado entre prefeitura e comunidade.

    Transporte público como elemento estrutural das cidades

    Mobilidade Urbana, Mobilidade Urbana; Sustentável, Inclusão Social; O Trânsito em São Paulo; Grandes desafios: projeto transporte humano

    Intermodalidade e Gestão

    O papel das políticas públicas; Organização da gestão: diretrizes; Cidades para pessoas

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Cláudio José Menna Barreto Gomes

    Arquiteto e Urbanista; Lecionou na UFRGS. Desde 1983 desenvolve práticas urbanas para Curitiba e outras localidades, concentrando-se na gestão local comprometida com o ambiente e a democracia participativa. Autor de inúmeros artigos publicados em jornais e publicações especializadas, Coordenou grupos de debate sobre o Estatuto da Cidade e propôs arranjos institucionais para viabilizar Estratégias de Política Urbana. Contribui como professor na União Iberoamericana Municipalistas (Granada-ESP), no curso de especialização em Ordenamento Territorial e Desenvolvimento Urbano.  

    Oficinamunicipal-grid_2

    Marcos Bicalho

    Arquiteto e Urbanista (USP 1983).

    Mestre em Administração Pública (FGV 1993).

    Secretário Municipal de Transportes de Campinas (de 2001 a 2004).

    Superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (de 2005 a 2011).

    Consultor em planejamento de transportes.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Lacir Ferreira Baldusco

    Paulistano, 51 anos, Lacir Ferreira Baldusco foi prefeito de Itapecerica da Serra por dois mandatos consecutivos.

    Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, fez pós- graduação na FAAP no curso MBA em Gestão de Cidades e, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, cursou mestrado em Arquitetura e Urbanismo e doutorado em fase de conclusão.

    Iniciou carreira no serviço público em 1989 como desenhista de arquitetura e, em seguida, como diretor administrativo da Prefeitura de Itapecerica da Serra. Coordenou, em 1990, o Plano Diretor Estratégico do município. Pela iniciativa privada, é proprietário da Ópera Arquitetura e Urbanismo, em atividade desde 2007.

    Foi Presidente, por três mandatos, do Subcomitê Cotia-Guarapiranga da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Co-criador do Conisud - Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo.

    Foi coordenador geral do Fórum Metropolitano de Segurança Pública do Instituto São Paulo Contra a Violência, de fevereiro de 2004 a fevereiro de 2005. Fez parte do Conselho da Oficina Municipal da Fundação Konrad Adenauer.

    Recebeu os prêmios: Programa de Gestão Fiscal Responsável, do Conselho Federal de Contabilidade, por cumprir todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal em Itapecerica da Serra; Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford, pelo projeto Barracões Culturais da Cidadania; Programa o Homem e a Biosfera, da UNESCO, pelo importante apoio ao programa de jovens da reserva da biosfera; e Selo Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq; entre outros.

    Em janeiro de 2005, assumiu o cargo de subprefeito de M´Boi Mirim, região com população estimada em 570 mil habitantes, distribuídos nos distritos do Jd. São Luiz e Jd. Angela, governou até 2008.

    Passou a Chefe de Gabinete da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras da Prefeitura do Município de São Paulo de 2008 à 2009. Onde coordenava as atividades das 31 Subprefeituras da Cidade de São Paulo.

    Foi membro do Conselho de Administração da EMPLASA no período de 2004 a 2008 e em maio a agosto de 2010 foi Assistente da Presidência.

    Atualmente é Presidente do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (GRAPROHAB), Coordenador da Coordenadoria de Licenciamento, Operações e Controle Tecnológico (CLOCT) e Assessor de Planejamento da Política Habitacional da Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos, secretários, diretores, assessores, técnicos, servidores de carreira, vereadores, urbanistas, jornalistas e outros profissionais que atuam com temas urbanos no setor privado e ONGs.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer e AMVAPA - Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil