* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Controladoria Municipal: implementação e funcionamento

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • a)    Apresentar os conceitos e princípios sobre Controle Interno e apontar o funcionamento dos processos.

    b)    Explicar os instrumentos de Controle Interno, viabilizando a aplicabilidade dada à realidade dos Municípios Brasileiros.

    c)    Elucidar as possibilidades e ferramentas de auditoria interna em uma perspectiva de auditoria de gestão e de programas.

    d)   Elucidar sobre a implementação de todas as macrofunções: Auditoria, Corregedoria, Controladoria e Ouvidoria.

    e)    Esclarecer aspectos práticos e principais mudanças no Planejamento Estratégico e no Planejamento de Operação de órgãos de Controle Interno.

    f)     Elucidar sobre os princípios e as leis da área de Controle Interno.

    g) Explicar os instrumentos de Controle Interno, viabilizando a aplicabilidade dada à realidade dos Municípios Brasileiros.

    h)    Incitar a reflexão e expor estratégicas para formulação de unidades de controle, PAINT, RAINT e projetos em parcerias com órgãos externos.

    i)    Propiciar aprendizado prático durante as oficinas de casos e relatórios  

    j)    Elucidar as relações governamentais entre os órgãos de controle e os demais órgãos do executivo, legislativo e judiciário.

    l) Propiciar a construção em conjunta de um sistema de controle municipal

    m) Incitar a reflexão e expor estratégicas para formulação de relatórios de ouvidoria, transparência e análise de dados.

    Metodologia:

    Aulas expositivas dialogadas, oficinas e análise de casos. 

    Temas:
    Administração Pública Municipal

  • Programa completo

  • Conceitos e Princípios Constitucionais e Normas: Controle Interno e Controladoria Governamental

    Oficina de Relatório e Análise de Casos

    Atribuições, Legislação, Estruturação e Funcionamento do Sistema de Controle: Corregedoria e Controladoria

    Inovação no Sistema de Controle: Boas Práticas de Corregedoria e Controladoria

    Análise de Risco e indicadores de risco

    Indicadores de Governança

    Indicadores de Transparência Pública

    Oficina de Matriz

    Oficina de Transparência: Análise de Portais e Check List

    Canvas do Setor Público: Sistema de Controle Interno

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Barbara Krysttal Motta Almeida Reis

    Gestora de Políticas Públicas (USP), pós graduanda da Escola de Contas do Município de São Paulo, pós graduanda em Gestão Pública (Unifesp), líder de Pesquisa do Grupo de Políticas Públicas de Defesa Nacional Na Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro, conselheira fiscal da COAHB – SP, Conselheira Fiscal da Fundação Theatro Municipal. Atuou como Chefe de Assessoria Técnica da Controladoria Geral do Município de São Paulo. Coordenadora de Auditora Interna (Substituta) na Controladoria Geral do Município de São Paulo, assessora especial de Auditoria Interna na Controladoria Geral do Município de São Paulo  e assessora Técnica II de Auditoria Interna na Controladoria Geral do Município de São Paulo. Experiência anterior na Corregedoria Geral do Estado de São Paulo no departamento de Instrução Processual.

    Atua na área de Combate à Corrupção e Promoção da Integridade Pública, com forte atuação em operações especiais e operações em parceria de busca e apreensão em complemento. Realiza e participa de auditorias operacionais, auditorias de governo local, auditorias especiais, planejamento de operações, planejamento estratégico, elaboração de notas técnicas, elaboração de notas de arrecadação, elaboração de matrizes de risco de São Paulo e auxilia na formulação e implementação das unidades de controle interno. Soma-se a isso ministra palestras na área de Controle Interno, gestão do Risco, Auditorias de Programas, Auditorias de Programas de Defesa Nacional, Sistema Diálogo (TCM-CGM), Ciclo de Compras, Perfil de Resultados em Controladorias e 3 Linhas de Defesa ( em controle Interno). Em complemento possui experiência na Corregedoria Geral do Estado de São Paulo no departamento de Instrução Processual.Atua na área de Combate à Corrupção e Promoção da Integridade Pública, com forte atuação em operações especiais e operações em parceria de busca e apreensão em complemento realiza e participa de auditorias operacionais, auditorias de governo local, auditorias especiais, planejamento de operações, planejamento estratégico, elaboração de notas técnicas, elaboração de notas de arrecadação, elaboração de matrizes de risco de São Paulo e auxilia na formulação e implementação das unidades de controle interno.  Soma –se a isso ministra palestras na área de Controle Interno, gestão do Risco, Auditorias de Programas, Auditorias de Programas de Defesa Nacional, Sistema Diálogo (TCM-CGM), Ciclo de Compras, Perfil de Resultados em Controladorias e 3 Linhas de Defesa ( em controle Interno). Em complemento possui experiência na Corregedoria Geral do Estado de São Paulo no departamento de Instrução Processual.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Gestores que atuam em órgãos municipais; Funcionários de órgãos públicos que atuam em departamentos com atribuições de planejamento, controle, contabilidade, compras, procuradoria, ouvidoria, auditoria, corregedoria, controladoria, monitoramento de políticas públicas; Servidores públicos de Prefeituras e Câmaras Municipais interessados no assunto; Estudantes de graduação e pós-graduação de administração pública e áreas correlatas.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil