
Princípios para Ação Social e Política - PASP - Módulo V - Ciência e Ética
sob encomendaCarga Horária: 6h
Local do curso:
Oficina municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61 - CEP 05421-030 São Paulo SP
Orientação e Justificativa:
O campo da ciência, especificamente as ciências físicas e naturais, é uma das principais fontes de autoridade social na contemporaneidade. Em sua busca de uma maior compreensão dos mecanismos naturais, com o objetivo último de “aliviar a condição do homem” (nas palavras de Francis Bacon), a ciência descobre verdades que fundamentam posições éticas e políticas nos debates públicos, arrogando-se muitas vezes a palavra que encerra as discussões.
A realidade humana, no entanto, ultrapassa o escopo do conhecer científico – este, como modalidade de atuação humana, possui fundamentos que não podem ser legitimados por um discurso meramente científico. A filosofia, a antropologia, a psicologia e a teologia, assim, têm muito a dizer sobre os fins e os limites da atividade científica, com seu olhar mais abrangente sobre o que é o humano. Este módulo do PASP traz discussões e testemunhos concretos sobre a pessoa humana e a atividade científica, principalmente naqueles casos em que a ciência se propõe a conhecer e manipular o próprio ser humano, como ser biológico, psíquico e social.
-
Objetivos do curso
-
Programa completo
-
Professores
-
Coordenadores
-
Público alvo
-
Parceiros
“Ciência e Ética” é o tema do Módulo V do curso sobre Princípios para Ação Social e Política – PASP, realizado em parceria pela Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer (Konrad Adenauer Stiftung – KAS), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. O objetivo do PASP, com um total de sete módulos ao longo de 2019, é tratar de temas atuais do ponto de vistada filosofia, sociologia, antropologia, direito, teologia e ensino social cristão permitindo uma reflexão sobre a pessoa e suas manifestações nas várias dimensões da vida humana..
Metodologia:
Aulas expositivas dialogadas