* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • a)    Apresentar alternativas de envolvimento com a política municipal e com a vida comunitária local que vão além da dinâmica eleitoral e político-partidária;

    b)    Entender como funciona a dinâmica democrática dentro de instituições que não estão formalmente ligadas ao Estado e ao sistema eleitoral tradicional;

    c)    Compreender o papel de associações de moradores, redes de entidades e sociedade civil organizada e a influência dessas organizações na política municipal.

    Metodologia:

    Roda de Diálogo com representantes de associações de bairro e conselhos participativos

    Temas:
    Desenvolvimento Local e Regional

  • Programa completo

  • Welcome Coffee

    Abertura

    Conselhos Participativos: participação direta na Prefeitura?

    O testemunho de Mauro Calliari, conselheiro da Subprefeitura de Pinheiros vai ajudar a elucidar: é possível influenciar a tomada de decisão no cotidiano da gestão municipal? Existe participação direta?

    Rede Butantã: sociedade civil organizada se organizando

    Oportunidade de conhecer o trabalho da Rede Butantã e entender um novo nível de participação e cidadania: quando as entidades da sociedade civil se unem em torno de uma mesma questão ou para solucionar as demandas da mesma região. Quais são os desafios e as vantagens de fomentar essas redes de participação, cidadania e colaboração?

    Ética e Democracia: participação e compromisso

    Comentários da professora Lúcia Avelar

    Diálogo Aberto com os Convidados

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Lúcia Avelar

    Doutora em Ciência Política com pós-doutorado em Yale University/EUA. Ex-bolsista Fernand Braudel no European University Institute/Itália. Professora titular (aposentada) pela Universidade de Brasília. Atualmente é Pesquisadora Associada no Núcleo de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas/SP.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Mauro Calliari

    Mauro Calliari é administrador de empresas e doutorando em urbanismo na FAU- USP. É  autor do livro “Espaços Públicos e Urbanidade em São Paulo, pela Editora Bei, e do blog CAMINHADAS URBANAS, do Estadão. Foi eleito para o segundo mandato como conselheiro participativo pela subprefeitura de Pinheiros.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Martha Delbuque Pimenta

    Moradora do Butantã. Bacharel em História pela FFLCH-USP. Professora no Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada de ensino. Educadora na Universidade de São Paulo desde 1995. Coordenadora do Programa Avizinhar-USP, que propunha a aproximação da Universidade com a região em que está – o Butantã. Participante e facilitadora da Rede Butantã de Entidades e Forças Sociais desde sua criação, em 1999. Participante também de outras redes sociais e fóruns do Butantã. Conselheira Participativa Municipal do Butantã na gestão 2013-2014.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Aberto ao público em geral

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer Brasil

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil