* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Política Pública para Leigos - Segurança Pública

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • a)    Apresentar a segurança cidadã como paradigma alternativo à segurança pública;

    b)    Discutir um novo cenário em que o cidadão possa tanto desenvolver ações concretas na vida comunitária local, como mobilizar a gestão pública municipal no sentido de promover intervenções no ambiente físico das comunidades, de forma a prevenir o crime e o medo do crime.

    c)    Debater políticas públicas com uma linguagem acessível, auxiliando atores da sociedade civil a entenderem o seu papel e limitações 

    Metodologia:

    Aulas expositivas dialogadas e oficina de solução de situações-problema; 

    Temas:
    Segurança Pública

  • Programa completo

  • Welcome Coffee

    Segurança Cidadã versus Segurança Pública

    Modelo atual de política que organiza a segurança pública no Brasil; Experiências internacionais; Governança dos governos federal, estadual e municipal; Modelo que opera o sistema de justiça criminal no Brasil; Crime e Medo do Crime; Limitações do atual modelo que privilegia a repressão; Modelo alternativo que foca na prevenção; Triângulo do crime; Gestão municipal e comunidade como protagonistas dos processos de segurança cidadã.

    Welcome Coffee

    Descrição

    Oficina: Construindo Espaços Públicos Seguros

    Os participantes serão divididos em grupos para discutir soluções para uma situação problema, que envolve oportunidades no ambiente físico que proporcionam a prática do crime, despertam o medo de frequentar as ruas, afetando a qualidade de vida dos moradores.

    Assembleia: apresentação e discussão dos resultados

    Um representante de cada grupo apresentará o diagnóstico e análise do problema e as soluções encontradas para saná-lo.

    Considerações Finais e Encerramento

    Comentários acerca das discussões promovidas pela Oficina, em contraponto com os conteúdos teóricos apresentados no início da aula, propostas de caminhos alternativos que os participantes poderão seguir.

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Tânia Pinc

    Doutora e Mestre em Ciência Política pela USP; trabalhou por vinte e cinco anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo; foi consultora no Projeto Choque de Ordem II – na Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Cidadãos interessados em compreender os paradigmas das políticas públicas e segurança; cidadãos interessados em política, líderes comunitários, políticos e partidários, gestores e servidores públicos, profissionais e pesquisadores da área de segurança pública, policiais, guardas municipais, membros de CONSEGS (Conselhos comunitários locais de segurança), profissionais do terceiro setor, empresários, profissionais liberais, professores e estudantes universitários, jornalistas, assessores políticos, professores secundaristas etc.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil