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  • Objetivos do curso

  • aprofundar o debate sobre o papel democrático destes órgãos de representação popular, que vêm sendo criados desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, e proporcionar aos participantes maior clareza sobre os limites e oportunidades para o encaminhamento de propostas e negociação em torno das políticas públicas, em bases justas, legais e democráticas. Criar a consciência de que a educação exige o compromisso de toda a sociedade e não apenas do governo.

    Temas:
    Conselhos Municipais

  • Programa completo

  • Os CMEs e a atuação política e cidadã

    Um país desigual necessita da organização do povo e da participação social para sua transformação. A atuação política e cidadã é o caminho para o nosso desenvolvimento e para a transformação desta sociedade dividida entre ricos e pobres. Na Educação a realização da Conferência Nacional de Educação e a exigência de um Plano Nacional e dos Planos Estaduais e Municipais de Educação é um processo de chamamento à participação. • Relato de experiência de mobilização de comunidades feito pela Cidade Escola Aprendiz

    A legislação educacional: Qual a fonte do direito na educação?

    Muito mais do que uma descrição da legislação o objetivo é ver nela os espaços existentes para uma ação participativa e modificadora da realidade existente. • Fundeb – Conselho da Alimentação Escolar • Conselho de Escola • Instrumentos Legais dos Conselhos Municipais de Educação: Pareceres Indicações e Deliberações. • Regimento Escolar.

    Políticas Públicas e as Contribuições para os Municípios: análise dos entraves existentes e as saídas possíveis para uma ação mais eficaz.

    • Conselhos de Acompanhamento Social: (Conselhos de Alimentação Escolar e Controle Social do FUNDEB). • CMEs: desafio educacional local • Conselhos de Escola • Natureza e Funções dos Conselhos • Formas de Constituição e composição dos Conselhos • Estruturação • Competências • Atribuições Legais • Demandas Atuais

    Escola dos Meninos Felizes

    • Reflexão sobre a concepção e a atuação da instituição escola através de sua estrutura, seu currículo e sua organização pedagógica, tendo-se em vista que o foco deve ser a relação professor-aluno e as condições e situação de ambos. • Currículo = um diálogo entre a vida, o território, o povo e o conhecimento. Um relato feito pela Cidade Escola Aprendiz sobre a experiência das trilhas educativas.

  • Professores

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    Artur Costa Neto

    Graduado em Filosofia, Pedagogia, Administração Pública e Direito, com mestrado pela PUC-SP, nas áreas de Educação e Gerontologia, sobre o tema: “No Olhar da Criança o ‘Retrato Velado’ da discriminação do idoso”. Foi professor da Faculdade de educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP durante 35 anos, até janeiro de 2010. Leciona no curso de licenciatura da Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP e trabalha na coordenadoria de estágios da UNIP. É também conselheiro dos Conselhos Municipais de Educação dos municípios de São José do Rio Preto e  Cabreuva, diretor do SINPRO-SP Sindicato dos Professores de São Paulo, Coordenador Estadual da UNCME-SP (União Nacional dos conselhos Municipais de Educação) e vice- presidente da UNCME nacional.

  • Coordenadores

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    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • membros de Conselhos Municipais dos diversos setores de interesse, agentes públicos que atuam em Prefeituras e Câmaras de Vereadores, representantes da sociedade civil, membros de ONGs, professores e estudantes universitários

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer e Fundação Itaú Social

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil