
Sistemas de Controle Interno e Controladoria Municipal: Controladorias
sob encomendaCarga Horária: 4 horas
Local do curso:
Oficina municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61 - CEP 05421-030 São Paulo SP
Temas:
Administração Pública Municipal
Orientação e Justificativa:
Pensar o Controle Interno, as Controladorias Municipais e o Sistema de Controladoria no sentido amplo observando suas macrofunções e aplicabilidade é uma tarefa difícil. Fazer o controle interno com foco na gestão de competências e gestão de resultados observando as melhores ferramentas para potencializar o controle das unidades auditáveis é um grande desafio para os Municípios. Soma-se a este cenário a manutenção da autonomia e independência da Instituição que por sua vez também faz parte do poder executivo municipal e/ou Estadual. O entendimento do controle interno na tomada decisão, na formulação, na implementação, na avaliação e no monitoramento faz parte de uma aprendizagem que empodera o servidor frente uma cultura de controle. Entender o Controle e conseguir aplicar seus elementos de forma técnica gera eficiência, eficácia, efetividade e amplia a cultura de promoção da integridade pública.
Este curso assume humildemente a tarefa de apresentar os principais conceitos e possíveis aplicabilidades que compõem o novo olhar do controle interno. Também é uma atividade que pretende incitar uma reflexão crítica a respeito do tema Controladorias Municipais e Sistemas de Controladoria, uma vez que estes temas compõem pontos nevrálgicos dentro das estruturas organizacionais de Prefeituras e Estados brasileiros.
Esta atividade de formação faz parte de uma série de cursos contínuos. A compra de mais de um curso gera descontos. Para maiores informações, envie um e-mail para: [email protected]
-
Objetivos do curso
-
Programa completo
-
Professores
-
Coordenadores
-
Público alvo
a) Apresentar de forma resumida os conceitos e princípios sobre Controle Interno e apontar o funcionamento dos processos.
b) Explicar os instrumentos de Controle Interno, viabilizando a aplicabilidade dada à realidade dos Municípios Brasileiros.
c) Elucidar as possibilidade e ferramentas de auditoria interna em uma perspectiva de auditoria de gestão e de programas.
d) Elucidar sobre a implementação de todas as macrofunções
e) Esclarecer aspectos práticos e principais mudanças no Planejamento Estratégico e no Planejamento de Operação de órgãos de Controle Interno.
f) Elucidar sobre os princípios e as leis da área de Controle Interno.
g) Incitar a reflexão e expor estratégicas para formulação de unidades de controle, PAINT, RAINT e projetos em parcerias com órgãos externos.
h) Propiciar uma rede de intercâmbio de boas práticas com a presença de municípios de diferentes portes em sala de aula.
Resultados: O participante do curso entende que as mudanças trazidas com a evolução das unidades de controle geram eficiência, eficácia e efetividade do setor público, além de contribuir para a consolidação da cultura de promoção de integridade pública. O participante terá condições de compreender melhor as macrofunções do controle interno, também estará apto a formular e implementar matrizes de risco, tendo também uma melhor percepção das fases e dos desafios práticos do planejamento de uma controladoria e quais instrumentos pode utilizar durantes auditorias.
Metodologia:
Aulas expositivas dialogadas, Canvas , Exercício prático de Auditoria, Exercício de LAI, Exercício d Maturidade de Controle, Exercício de Matriz , Exercício de Portais e Dados abertos, Dinâmica de Planejamento Estratégico e Integridade Pública.
Temas:
Administração Pública Municipal