* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • a)    Apresentar de forma resumida os conceitos e princípios sobre Controle Interno e apontar o funcionamento dos processos.

    b)    Explicar os instrumentos de Controle Interno, viabilizando a aplicabilidade dada à realidade dos Municípios Brasileiros.

    c)    Elucidar as possibilidade e ferramentas de auditoria interna em uma perspectiva de auditoria de gestão e de programas.

    d)   Elucidar sobre a implementação de todas as macrofunções

    e)    Esclarecer aspectos práticos e principais mudanças no Planejamento Estratégico e no Planejamento de Operação de órgãos de Controle Interno.

    f)     Elucidar sobre os princípios e as leis da área de Controle Interno.

    g)    Incitar a reflexão e expor estratégicas para formulação de unidades de controle, PAINT, RAINT e projetos em parcerias com órgãos externos.

    h)      Propiciar uma rede de intercâmbio de boas práticas com a presença de municípios de diferentes portes em sala de aula.

     

    Resultados: O participante do curso entende que as mudanças trazidas com a evolução das unidades de controle geram eficiência, eficácia e efetividade do setor público, além de contribuir para a consolidação da cultura de promoção de integridade pública. O participante terá condições de compreender melhor as macrofunções do controle interno, também estará apto a formular e implementar matrizes de risco, tendo também uma melhor percepção das fases e dos desafios práticos do planejamento de uma controladoria e quais instrumentos pode utilizar durantes auditorias.   

    Metodologia:

    Aulas expositivas dialogadas, Canvas , Exercício prático de Auditoria, Exercício de LAI, Exercício d Maturidade de Controle, Exercício de Matriz , Exercício de Portais e Dados abertos, Dinâmica  de Planejamento Estratégico e Integridade Pública. 

    Temas:
    Administração Pública Municipal

  • Programa completo

  • PAR, PAD e Análise de Denúncias

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Felipe Augusto de Toledo Moreira

    Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, onde também obteve o título de Especialista em Direito Processual Civil. É Mestrando em Direito Processual Civil pela PUC/SP, Professor do curso de Graduação em Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU e Professor do curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil da Faculdade de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, campus Lorena/SP. É membro colaborador do Instituto de Direito Contemporâneo - IDC. Foi Assessor da Presidência da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo e Professor dos cursos técnicos da Escola Técnica Estadual - ETEC Camargo Aranha, administrada pelo Centro Paula Souza de Educação Tecnológica - CEETEPS. É advogado em São Paulo e possui formação complementar em Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Criminologia, Vitimologia e Direito de Família e Sucessões. Também possui formação básica em Teatro pelo Teatro da Universidade Católica de São Paulo - TUCA.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. É vice-diretor da Oficina Municipal. 

  • Público alvo

  • Gestores que atuam em órgãos municipais; Funcionários de órgãos públicos que atuam em departamentos com atribuições de planejamento, controle e monitoramento de políticas públicas; Servidores públicos de Prefeituras e Câmaras Municipais interessados no assunto; Estudantes de graduação e pós-graduação de administração pública e áreas correlatas.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil