* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

    1. Apresentar os principais conceitos introdutórios e melhores práticas de promoção de investimento;
       
    2. Contextualizar o atendimento inicial a projetos de investimento e os principais temas, aplicações e ferramentas que impactam num ambiente competitivo e atrativo a investimentos;
       
    3. Demonstrar estratégias de comunicação aplicáveis para anúncios de investimentos realizados no município;
       
    4. Exemplificar por estudos de casos reais a importância da capacitação do gestor público municipal e sua efetividade na atividade de atração de investimentos.

    Resultados:

    Os participantes deste curso conhecerão temas, técnicas e ferramentas para a promoção de investimentos e estarão aptos a desenvolver estratégias e programas para um ambiente municipal mais competitivo e atrativo a captação de investimentos.

    Metodologia:

    Aulas expositivas, apresentação de estudos de caso, apresentação de vídeos e materiais referentes a promoção de investimento no âmbito municipal.

    Temas:
    Finanças / Orçamento / Controle
    Administração Pública Municipal

  • Programa completo

  • Introdução e Melhores Práticas em Promoção de Investimento

    Compreender o conceito de investimento estrangeiro direto, o Brasil neste contexto e as melhores práticas em promoção de investimento é essencial para entendimento do exercício do gestor público municipal como ponto focal de atendimento a investidores potenciais

    Ambiente Municipal Competitivo para Apoio a Projetos de Investimento

    O conhecimento de temas como aspectos locacionais, aspectos ambientais, aspectos tributários, aspectos de infraestrutura, de mão de obra e de inteligência informacional são fundamentais para um ambiente competitivo na atração de investimentos

    Estratégia de Comunicação

    O gestor público municipal responsável pela área de desenvolvimento econômico possui um papel importante na divulgação dos projetos de investimento realizados no município, sendo de extrema importância a elaboração de uma estratégia de comunicação que vise a publicidade destes para a sociedade civil.

    Estudos de Caso - Estado de São Paulo

    Demonstração de casos práticos de projetos de investimento realizados no Estado de São Paulo apoiarão os conceitos anteriormente explanados no curso e são essenciais para fixação das atividades dos gestores públicos municipais para a promoção de investimentos no âmbito municipal.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Rafael Rubim

    Possui Certificação IBM Plant Location International (PLI) – Best Practices in Investment Attraction,especialista em Controladoria pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado,graduado em Administração Comércio Exterior  pelaUniversidade Metodista de São Paulo . Analista de Projetos de Investimento na Agência Paulista de Promoção de Investimentos - Investe São Paulo, Agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pela atração e promoção de investimentos, atuando na assessoria a investidores nacionais e internacionais que avaliam a realização de projetos de investimento no território paulista. Nessa função apoiou a concretização de projetos de investimento como: AGC Vidros em Guaratinguetá; Termomecânica em São Bernardo do Campo; Hyundai Rotem em Araraquara; Westrock em Porto Feliz; Serasa Experian em São Carlos; Canadian Solar em Sorocaba.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. É vice-diretor da Oficina Municipal. 

  • Público alvo

  • Prefeitos, Secretários Municipais de Indústria e de Desenvolvimento Econômico, Diretores Municipais de Indústria e Desenvolvimento Econômico, profissionais e servidores públicos envolvidos no planejamento e aplicação de programas de desenvolvimento econômico local, representantes da sociedade civil interessados no tema, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de administração pública, economia e relações internacionais.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil