
Promoção de Investimentos no Âmbito Municipal
Avise à Oficina do seu interesse neste curso! sob encomendatodas as vagas já foram preenchidas
Carga Horária: 6 horas
Local do curso:
Oficina municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61 - CEP 05421-030 São Paulo SP
Temas:
Finanças / Orçamento / Controle
Administração Pública Municipal
Orientação e Justificativa:
Apesar do cenário de crise econômica que enfrentamos, o Brasil tem sido, na última década, um dos principais destinos mundiais de investimento estrangeiro direto no mundo, seu grande potencial econômico e forte mercado consumidor é reconhecido internacionalmente e atrai diversos grupos nacionais e estrangeiros que desejam realizar projetos de investimentos em seu território. A figura da municipalidade tem papel central na atividade de promoção de investimentos, sendo o local físico da realização dos investimentos, absorvendo de forma direta diversos trâmites burocráticos para um pleno desenvolvimento dos empreendimentos, sejam estes industriais, de serviços, de P&D e etc.
Quando falamos em promoção de investimentos no âmbito municipal, em diversas ocasiões a primeira impressão é a que fica. A diferença entre um atendimento preparado e despreparado a investidores nacionais e estrangeiros pode significar a perda ou o ganho de investimentos para o município ou consequentemente pode significar a perda ou o ganho de impostos, empregos e renda.
A proposta do curso é oferecer a visão dos temas essenciais para atendimento profissional a projetos de investimentos nacionais e estrangeiros na esfera municipal, que o gestor público tenha capacidade técnica de desenvolver estratégias para um ambiente competitivo e atrativo a investimentos, trabalhando em parceria com o governo estadual nos assuntos relativos a questões tributárias, ambientais e de infraestrutura, atuando como vetor do desenvolvimento econômico local.
-
Objetivos do curso
-
Apresentar os principais conceitos introdutórios e melhores práticas de promoção de investimento;
-
Contextualizar o atendimento inicial a projetos de investimento e os principais temas, aplicações e ferramentas que impactam num ambiente competitivo e atrativo a investimentos;
-
Demonstrar estratégias de comunicação aplicáveis para anúncios de investimentos realizados no município;
- Exemplificar por estudos de casos reais a importância da capacitação do gestor público municipal e sua efetividade na atividade de atração de investimentos.
-
Programa completo
-
Professores
-
Coordenadores
-
Público alvo
Resultados:
Os participantes deste curso conhecerão temas, técnicas e ferramentas para a promoção de investimentos e estarão aptos a desenvolver estratégias e programas para um ambiente municipal mais competitivo e atrativo a captação de investimentos.
Metodologia:
Aulas expositivas, apresentação de estudos de caso, apresentação de vídeos e materiais referentes a promoção de investimento no âmbito municipal.
Temas:
Finanças / Orçamento / Controle
Administração Pública Municipal