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  • Objetivos do curso

  • Justificativa: Temos vivido na sociedade contemporânea uma série de transformações nas organizações, principalmente no âmbito das relações humanas. As organizações do setor público, por sua vez, também fazem parte desse movimento de transformações. São processos que culminam na necessidade de adaptação nas formas de relacionamento interpessoais e de surgimento de lideranças capazes de reunir uma série de competências que os permitam dirigir equipes de modo a cumprir satisfatoriamente os novos desafios colocados à Administração Pública.

     

    Objetivo: Fazer com que aqueles que ocupam posições de liderança no setor público compreendam o significado, conceitos e ferramentas de liderança neste contexto e desenvolvam a capacidade de gerir equipes a partir de estratégias de formação de consenso e diálogo.

     

    Temas:
    RH e Gestão de Pessoas

  • Programa completo

  • Liderança: significado, conceitos e ferramentas

    Conscientização sobre o papel protagonista do líder;

    Oportunidades e desafios para a liderança na esfera pública

    Contextualização das oportunidades e desafios para a liderança na esfera pública;

    Comprometimento e motivação organizacional

    Motivação organizacional: identificação dos pontos fortes presentes nas lideranças gerenciais para fazer frente aos desafios e oportunidades; Elaboração de plano de ação: identificação e articulação dos próximos passos (definição de metas individuais e grupais para a ação imediata);

    Estratégias para o trabalho em Equipe

    O trabalho em equipe como base fundamental para transformação: alinhando a organização em torno de um propósito e objetivo comum; Comunicação, comportamento, sistemas de reconhecimento e outras ferramentas para viabilizar o alcance de objetivos; Reflexão final: estratégias utilizadas pelo líder para trabalho e comprometimento da equipe, formação de consenso e alcance de resultados.

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Maria Fernanda Teixeira da Costa

    Mestre em Psicologia Social pela USP, pós-graduada em Administração pela FGV e formada em Administração pela FAAP. Facilitadora de processos de conversação e planejamento em grandes grupos, mudança organizacional, trabalho em equipe, comunicação interpessoal e liderança.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Gestores e técnicos de Prefeituras, Secretarias e Câmaras Municipais, profissionais e consultores que atuam na área de recursos humanos e administração, estudantes e professores universitários com interesse neste campo.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil