* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Entendendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – Incluindo os relatórios do SICONFI: Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro

sob encomenda
  • Objetivos do curso

    • Oferecer    aos participantes uma visão geral das mudanças na Contabilidade do Setor Público Brasileiro, contextualizando a importância e a necessidade destas alterações;
    • Possibilitar um entendimento sobre os procedimentos contábeis patrimoniais;
    • Explanação sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP);

    Metodologia:

    Aulas expositivas dialogadas

    Temas:
    Finanças / Orçamento / Controle

  • Programa completo

  • Aspectos gerais das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – DCASP

    Balancete de Verificação: A base para elaboração da DCASP;

    Descrição

    Balanço Orçamentário, Balanço Patrimonial; Demonstração das Variações Patrimoniais;

    Descrição

    Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Balanço Financeiro.

    Descrição

    Notas Explicativas; Regras de Integridade entre as DCASP; Aspectos gerais das consolidações da DCASP; Avaliação do Aprendizado.

    Descrição

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Fabiana F. Pascoaloto

    Profissional de Contabilidade, Especialista em Administração e Planejamento Público Municipal pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

    Atua desde 1997 em projetos de consultoria em contabilidade e administração pública em Municípios e Entidades Públicas dos Estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Belo Horizonte, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Maranhão.

    Integra a Comissão de Área Pública do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo – CRCSP. Palestrante e professora junto ao CRCSP, SINDCONTI e FECAP. Autora de artigos técnicos na área de Administração e Contabilidade Pública. Diretora do site Contador Público.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi vice-diretor da Oficina Municipal, guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. Tem experiência nas áreas de Antropologia Social e Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política moderna e contemporânea, política e religião, imaginação e política, formação política, etnicidade e identidades

  • Público alvo

  • Servidores públicos que atuem nos departamentos de execução orçamentária e financeira, contabilidade, finanças, controle interno, planejamento público, patrimônio;Servidores de Câmaras Municipais que atuem com atividades contábeis e financeiras do legislativo municipal; Estudantes e pesquisadores da área interessados em atualização.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil