* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Objetivos do Curso:
     
    a) Contextualizar a nova esfera pública, sob influência das inovações tecnológicas e dos novos paradigmas de produção da informação;
     
    b) Esclarecer quais são os potenciais impactos da circulação de fake News sobre a Democracia;
     
    c) Identificar os cuidados no uso das redes sociais quando utilizadas em campanhas políticas, comunicação governamental e no próprio exercício da cidadania;
     
    d) Auxiliar na educação digital, imbuindo os participantes de ferramental básico para cuidar da qualidade da informação cuja circulação ajudam a acontecer.
     
    Objetivo estratégico da parceria Konrad Adenauer Stiftung e Oficina Municipal:
     
    Representantes da política, administração pública, sociedade civil, igrejas, mídia, setor privado, estudantes conhecem os processos democráticos e do Estado de direito com base em valores democratas e os aplicam na prática.

    Metodologia:

    Aulas expositivas dialogadas

    Detalhes do curso:
    Datas: 14, 21, 28 de outubro, 04 e 11 de novembro de 2019
    Welcome Coffee: 19h15 às 19h30
    Horário: 19h30 às 21h30
    Carga horária total: 10 horas
    Local: Oficina Municipal - Rua Pe. Garcia Velho, 73, 6º andar – Sala 61 - Pinheiros – São Paulo
     
    Informações: (11) 3032-4330 ou [email protected]

    Temas:
    Cidadania e Política

  • Programa completo

  • Aula 01 – 14 de Outubro de 2019

    A Esfera Pública na Era das Fake News Os novos fenômenos tecnológicos e os novos paradigmas de comunicação influenciam a maneira como o cidadão forma sua convicção acerca dos fatos cotidianos importantes para a vida pública? Será que as fake News podem influenciar na existência de uma esfera pública forjada, que não condiz com o real desejo e com a real necessidade dos indivíduos? Professor: Eduardo Magrani, Doutor e Mestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Pesquisador Associado na Law Schools Global League e membro do Global Network of Internet & Society Research Center. Advogado atuante nos campos de Direitos Digitais e Propriedade Intelectual.

    Aula 02 – 21 de Outubro de 2019

    Democracia e Qualidade da Informação A desinformação é um fenômeno antigo, mas foi amplificado graças ao advento das Fake News. Quais são os impactos da desinformação para a Democracia? Qual é a importância de iniciativas e serviços pensados especificamente para checar a veracidade de fatos? Existem obstáculos e limitações para o processo de verificação da verdade? Professor: Marcelo Träsel, Jornalista, Doutor em Comunicação Social (PUC-RS) e professor do programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRGS. Coordenador do grupo de pesquisa Jornalismo Digital (JorDi/CNPq).

    Aula 03 – 28 de Outubro de 2019

    Como Identificar Fake News Como não ser vítimas das notícias falsas? A internet propicia a difusão acelerada e pouco reflexiva de conteúdo variados, de inúmeras fontes, sem levar em consideração a qualificação de seus autores. É necessário que a educação digital se faz necessária. Professor: Sérgio Branco, Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Cofundador e diretor do ITS Rio. Professor do doutorado em Inovação, Ciência, Tecnologia e Direito da Universidade de Montreal. Especialista em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio. Graduado em Direito pela UERJ.

    Aula 04 – 04 de Novembro de 2019

    Redes Sociais e Campanhas Políticas no Brasil Como diferentes plataformas podem ser articuladas no planejamento estratégico de comunicação de campanhas políticas e eleitorais? Como a evolução tecnológica e as alterações regulatórias recentes podem incentivar políticos, partidos e governos a utilizarem determinadas estratégias em seus processos de comunicação? Professor: Marco Konopacki, Doutorando em Ciência Política pela UFMG, graduado em Administração e Mestre em Ciência Política pela UFPR. É coordenador de projetos na linha de Democracia e Tecnologia do ITS Rio e Fellow do The Governance Lab na New York University.

    Aula 05 – 11 de Novembro de 2019

    As Relações entre Governo e Sociedade Civil Através da Web: Modelos de Relacionamento na Esfera Pública Virtual A grande modificação da economia informacional em rede na esfera pública é disponibilizar ferramentas que permitem ao cidadão não ser passivo na busca pela informação, mas participar da construção da informação e com isso ser ativo no processo de fiscalizar e garantir um rumo democrático para seu país, estado ou cidade. Quais têm sido as formas pelas quais a sociedade civil no Brasil consegue participar dessa nova esfera pública virtual, interconectada? Professora: Natália Neris, Doutoranda em Direitos Humanos na USP, Mestra em Direito pela FGV, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social da USP (GEPPIS/USP). Atualmente é coordenadora da área Desigualdades e Identidades do InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia.

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Marco Antonio Konopacki

    Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Administração e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná. Desenvolveu trabalhos na área de tecnologia de software e telecomunicações quando foi pesquisador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Gestor e pesquisador nas áreas de Governança de Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Software, Participação Social e Ação Coletiva, com atuação nos setores público e privado. Foi assessor na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e hoje é coordenador de projetos na linha de Democracia e Tecnologia do ITS Rio.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Eduardo Magrani

    Doutor e Mestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Pesquisador Associado na Law Schools Global League e membro do Global Network of Internet & Society Research Center. Advogado atuante nos campos de Direitos Digitais e Propriedade Intelectual.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Marcelo Träsel

    Jornalista, Doutor em Comunicação Social (PUC-RS) e professor do programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRGS. Coordenador do grupo de pesquisa Jornalismo Digital (JorDi/CNPq).

    Oficinamunicipal-grid_2

    Sérgio Branco

    Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Cofundador e diretor do ITS Rio. Professor do doutorado em Inovação, Ciência, Tecnologia e Direito da Universidade de Montreal. Especialista em Propriedade Intelectual pela PUC-Rio. Graduado em Direito pela UERJ.
    Oficinamunicipal-grid_2

    Natália Neris

    Doutoranda em Direitos Humanos na USP, Mestra em Direito pela FGV, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social da USP (GEPPIS/USP). Atualmente é coordenadora da área Desigualdades e Identidades do InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia.
  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Público-Alvo: Cidadãos interessados em política, líderes comunitários, políticos e partidários, gestores e servidores públicos, profissionais do terceiro setor, empresários, profissionais liberais, professores e estudantes universitários, jornalistas, assessores políticos, professores secundaristas etc.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer - Konrad Adenauer Stiftung - KAS

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil