* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Apresentar conceitos esclarecedores sobre o papel das Prefeituras e indicar caminhos estratégicos para que os gestores possam superar o falso dilema entre investir em obras ou na área social. Como objetivo correlato a Oficina aponta para estratégias visando à continuidade das políticas públicas para além das Eleições de 2012 e mandatos subsequentes.

    Temas:
    Obras / Infraestrutura
    Planejamento Municipal
    Administração Pública Municipal

  • Programa completo

  • Romper o dilema entre Serviços Sociais da Prefeitura e Iniciativas de Progresso

    Ementa: A relação íntima entre governo, produção e sociedade nas origens das Repúblicas e Democracias; Compreensão histórica da busca da realização pessoal através de acordos coletivos hoje presentes na rotina e nos procedimentos internos e externos de cada Prefeitura.

    Regras mundiais e nacionais de caráter socioeconômico e urbano-ambiental

    Ementa: Formatos dados pela ONU e pelas instituições nacionais aos velhos impasses referidos na parte da manhã; Sentido geral das leis federativas na harmonização da busca pessoal e de grupos pelo progresso e bem estar local; O sentido ético das leis de Plano Diretor, Responsabilidade Fiscal, Licitações etc.

    Instrumentos locais para manter ou desenvolver ambientes e pessoas nas cidades

    Ementa: Exemplos em práticas e métodos comprovadamente bem sucedidos de algumas cidades; Autonomia municipal para planejar o futuro de forma responsável e segura, democrática e sustentável; Demonstração de que a cada quatro anos de governo se os instrumentos usados forem corretamente planejados e empregados, há iniciativas e ações que irão redefinir seu progresso.

    Gestão Estratégica Situacional ou Gestão para Resultados no Município

    Ementa: Finalização com a apresentação e debate de novas estratégias e modelos matriciais de gestão pública; Alternativas para os governantes e soluções de governança local de sucesso; Aplicação destas estratégias no ambiente interno da prefeitura e sua utilidade quando apoiadas por métodos da democracia direta; Aumento da eficiência e da eficácia das iniciativas públicas pelo engajamento efetivo das comunidades e empresas.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Cláudio José Menna Barreto Gomes

    Arquiteto e Urbanista; Lecionou na UFRGS. Desde 1983 desenvolve práticas urbanas para Curitiba e outras localidades, concentrando-se na gestão local comprometida com o ambiente e a democracia participativa. Autor de inúmeros artigos publicados em jornais e publicações especializadas, Coordenou grupos de debate sobre o Estatuto da Cidade e propôs arranjos institucionais para viabilizar Estratégias de Política Urbana. Contribui como professor na União Iberoamericana Municipalistas (Granada-ESP), no curso de especialização em Ordenamento Territorial e Desenvolvimento Urbano.  

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Sugere-se a participação do Prefeito juntamente com 2 (dois) Secretários, um da áreas Social e um de Infraestrutura. A oficina se volta também a profissionais de áreas estratégicas das prefeituras, partidos, consultores e professores universitários com in

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil