* Todos os campos são obrigatórios

oficina

voltar
  • Objetivos do curso

  • Os Jogos de Cidadania são oficinas que convidam os participantes, a partir da simulação de situações concretas ou fictícias (role play), a debater e refletir questões sobre democracia, organização, estrutura e funcionamento do Estado, direitos e deveres e sobre as lógicas que permeiam as relações entre atores e setores da sociedade e do governo. Além disso, permitem a experimentação de práticas cidadãs que incentivam a formação e o exercício da cidadania.

    Temas:
    Estado e Três Poderes
    Princípios da Democracia

  • Programa completo

  • Poder Público – “Jogo do Poder”

    No “Jogo do Poder” os participantes ocupam os papéis de diversos atores da sociedade (prefeito, vereador, associação de bairro, ministério público, imprensa etc.), para solução de problema comum ao cotidiano destes atores e na defesa de direitos e interesses legítimos, mas conflitantes. No decorrer do jogo, nota-se a presença (ou ausência) do poder público no cotidiano dos cidadãos, bem como a complexidade para implementação do rol de soluções e políticas públicas demandadas pela sociedade.

    3 Setores e 3 Poderes – Jogo “Dinâmica das Torcidas”

    Constatada a presença do Estado regulador e sua interferência no dia-a-dia do cidadão, este jogo aborda as relações entre os setores da sociedade (privado, público e sociedade civil organizada) e a organização do Poder Público (Legislativo, Executivo e Judiciário), com enfoque em seus papéis, atribuições e relações com o cidadão.

    Democracia - Jogo “A democracia faz parte do seu cotidiano?”

    Os participantes confrontam-se com a democracia em seus cotidianos e são convidados a problematizar a atuação do governo e a debater os mecanismos democráticos à disposição do cidadão para participar da política brasileira e da governança em busca de soluções para os problemas e demandas da população.

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Cynthia de Lima Krahenbuhl

    Fundadora e Diretora da Associação Be-A-Bá do Cidadão. Desde 2000, é facilitadora de oficinas de educação política com metodologias participativas e é co-autora de publicações sobre cidadania, direitos humanos e direito constitucional. Advogada pela PUC-SP, trabalhou em diversas Prefeituras, tendo ocupado o cargo de Secretária Adjunta de Negócios Jurídicos na Prefeitura de Taboão da Serra-SP, de 2008 a 2010. Foi ainda Consultora Jurídica na elaboração de Planos Diretores Municipais pela Fundação Universidade de São Paulo –FUNDUNESP.

    Noimg-grid_2

    Ana Paula Massonetto

    mestranda em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, advogada especializada em Direito Constitucional e coordenadora de projetos da Associação Bê-a-bá do Cidadão.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Os Jogos são indicados para todos os cidadãos interessados no exercício da cidadania e no desenvolvimento da democracia. Não existem critérios mínimos para a participação, sendo indicada a conclusão do Ensino Médio.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer e Associação Bê-a-Bá do Cidadão

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil