* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

oficina

voltar
  • Objetivos do curso

  • Disseminar os valores e princípios da cultura da sustentabilidade por meio de aulas expositivas e material educativo com intuito de ampliar a consciência ambiental e provocar mudanças de valores e comportamento.

    Temas:
    Meio Ambiente

  • Programa completo

  • Meio Ambiente, passado, presente e futuro

    O objetivo do módulo “Meio Ambiente, passado, presente e futuro” é apresentar os 500 anos da história da questão ambiental no Brasil; os 100 últimos anos de acontecimentos ambientais mundiais; demonstrar aos profissionais da área de Educação os motivos pelos quais hoje, no século XXI, a pauta sustentabilidade/ambiental encontra-se na agenda internacional e nacional. Tal conhecimento é básico para o entendimento da questão da sustentabilidade/ambiental como um todo e, também, para o desenvolvimento de temas ambientais específicos, os quais são objetos dos próximos três módulos desta formação. Conteúdo Programático 1. Questão ambiental no Brasil do século XVI ao XXI. 2. Questão ambiental mundial – 100 últimos anos. 3. Questão ambiental no século XXI – que Brasil e mundo construir no século XXI? 4. Alguns desafios do homem do século XXI. 5. A “Pegada Ecológica”.

    A água do Planeta Terra, consequências de sua poluição e soluções

    Cientistas prevêem que a água, em um futuro próximo, será a principal causa de conflitos entre nações. No Oriente Médio e na África, por exemplo, sinais desses conflitos já são detectados. No Brasil, inúmeras cidades sofrem com a falta de água, e as causas desse problema decorrem desde a sua distribuição desigual no território até a poluição, o que a torna inviável ao consumo humano e traz doenças. Assim, a presente palestra tem por objetivo abordar problemas e soluções quanto ao uso adequado da água.

    Aquecimento global – energia

    Tempestades avassaladoras, padrões extremos de tempo, secas e epidemias são alguns exemplos reais do que a humanidade já sente, hoje, em decorrência do aquecimento do Planeta. Assim, a presente palestra tem por objetivo apresentar um panorama sobre a questão do aquecimento global da Terra. Isso porque é mais do que momento de se agregar o maior número possível de mentes e visões para que a humanidade enfrente o problema. Afinal, as soluções dependem do esforço conjunto de todos.

    Lixo x Resíduo e reciclagem

    O Brasil gera diariamente por volta de 241 mil toneladas de lixo. Dos 5.565 municípios brasileiros aproximados 42,4% não possuem quaisquer iniciativas quanto à coleta seletiva de resíduos. Assim, a presente palestra se propõe a demonstrar a necessidade de reflexão e atitudes com relação ao lixo/resíduo produzido pelo homem. Afinal, sem um meio ambiente saudável não há saúde. Sem saúde não há qualidade de vida.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Sandra Marcondes

    Advogada, mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente; admitida para registro como auditora ambiental pela "EARA - Environmental Auditor Registration Association"; MBA Internacional em Gestão Ambiental; pós-graduada em Direito Tributário e Direito Ambiental; autora do livro: "Brasil, amor a primeira vista! Viagem ambiental no Brasil do século XVI ao XXI"; co-autora com Rachel Biderman de oito livros infantis na área de sustentabilidade/meio ambiente. Ministra cursos sobre temas de sustentabilidade para a rede municipal e estadual de ensino de várias cidades do Brasil. Atuou como professora de Direito Ambiental da pós-graduação do SENAC “Direito e Gestão do Meio Ambiente”. Desenvolve e apresenta programas de televisão que visam dar visibilidade a iniciativas em prol da sustentabilidade. Ex-integrante do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.  

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • coordenadores pedagógicos, diretores e professores do Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio da rede de ensino pública e privada do Brasil, além de interessados nos temas.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil