Meio Ambiente, passado, presente e futuro
O objetivo do módulo “Meio Ambiente, passado, presente e futuro” é apresentar os 500 anos da história da questão ambiental no Brasil; os 100 últimos anos de acontecimentos ambientais mundiais; demonstrar aos profissionais da área de Educação os motivos pelos quais hoje, no século XXI, a pauta sustentabilidade/ambiental encontra-se na agenda internacional e nacional.
Tal conhecimento é básico para o entendimento da questão da sustentabilidade/ambiental como um todo e, também, para o desenvolvimento de temas ambientais específicos, os quais são objetos dos próximos três módulos desta formação.
Conteúdo Programático
1. Questão ambiental no Brasil do século XVI ao XXI.
2. Questão ambiental mundial – 100 últimos anos.
3. Questão ambiental no século XXI – que Brasil e mundo construir no século XXI?
4. Alguns desafios do homem do século XXI.
5. A “Pegada Ecológica”.
A água do Planeta Terra, consequências de sua poluição e soluções
Cientistas prevêem que a água, em um futuro próximo, será a principal causa de conflitos entre nações. No Oriente Médio e na África, por exemplo, sinais desses conflitos já são detectados. No Brasil, inúmeras cidades sofrem com a falta de água, e as causas desse problema decorrem desde a sua distribuição desigual no território até a poluição, o que a torna inviável ao consumo humano e traz doenças. Assim, a presente palestra tem por objetivo abordar problemas e soluções quanto ao uso adequado da água.
Aquecimento global – energia
Tempestades avassaladoras, padrões extremos de tempo, secas e epidemias são alguns exemplos reais do que a humanidade já sente, hoje, em decorrência do aquecimento do Planeta. Assim, a presente palestra tem por objetivo apresentar um panorama sobre a questão do aquecimento global da Terra. Isso porque é mais do que momento de se agregar o maior número possível de mentes e visões para que a humanidade enfrente o problema. Afinal, as soluções dependem do esforço conjunto de todos.
Lixo x Resíduo e reciclagem
O Brasil gera diariamente por volta de 241 mil toneladas de lixo. Dos 5.565 municípios brasileiros aproximados 42,4% não possuem quaisquer iniciativas quanto à coleta seletiva de resíduos. Assim, a presente palestra se propõe a demonstrar a necessidade de reflexão e atitudes com relação ao lixo/resíduo produzido pelo homem. Afinal, sem um meio ambiente saudável não há saúde. Sem saúde não há qualidade de vida.