* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Ao final da Oficina o aluno estará apto a elaborar projetos de forma estruturada, considerando as dimensões de: objetivos a serem alcançados e indicadores para monitoramento e avaliação dos resultados obtidos durante e após a implementação do projeto em seu município.

    Metodologia:

    Aula dialogada com uso de slides; Trabalho em equipes para aplicação da metodologia; atividade prática de elaboração de projetos; 

    Temas:
    Planejamento Municipal

  • Programa completo

  • Introdução à Gestão de Projetos

    Contextualização da nova administração pública. O papel da gestão estratégica para a melhoria da gestão. Planejamento, gestão de programas e gestão de projetos como elementos da nova gestão pública.

    Conceitos introdutórios de elaboração de projetos e do método ZOPP

    Introdução ao Método Zopp; Apresentação do processo de análise situacional: mapeamento da situação problema por meio da construção da Árvore de Problemas; Apresentação da parte estratégica a partir da Árvore de Objetivos. Dinâmica de elaboração de árvore de problemas e de objetivos.

    Escolha de alternativas e dinâmica de elaboração do marco lógico

    Análise estratégica que implica a escolha de objetivos a perseguir e a construção de resultados e atividades em uma matriz lógica: o Marco Lógico.

    Elaboração de Projetos

    Elementos constituintes do projeto: objetivos, introdução, justificativa, atividades e cronograma.

    Monitoramento e Avaliação de projetos

    Importância do monitoramento e da avaliação. Construção de indicadores de monitoramento e avaliação de projetos.

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Gabriela Spanghero Lotta

    Doutora em Ciência Política pela USP e docente da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP. Trabalha com assessoria, pesquisa e formação para diversos governos. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Políticas Públicas, atuando nos seguintes temas: formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, burocracia implementadora, políticas de saúde, políticas culturais, poder local, gestão pública, gerenciamento público, administração, entre outros.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Equipes de gestores de políticas municipais com perfil técnico-gerencial vindos de Prefeituras, Secretarias e Câmaras Municipais; Servidores públicos envolvidos nos processos de planejamento e tomada de decisão na construção de políticas públicas municipais; Representantes de ONG’s e outras entidades do terceiro setor com necessidade de novas metodologias para elaboração participativa de projetos; Interessados em geral no aprendizado de um novo método de processo participativo de planejamento.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil