* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Gestão da Assistência Social no Município do CODIVAR

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • a)    Analisar a gestão pública da Assistência Social em suas dimensões ética, política e normativa; sistema único de assistência social: a corresponsabilidade dos entes federados e seus impactos nos municípios;

    b)    Destacar a responsabilidade dos gestores municipais na implementação do SUAS aproximando-os dos debates realizados em âmbito nacional para consolidação do trabalho social e padronização e qualificação da rede socioassistencial;

    c)    Refletir sobre a participação popular e controle social na execução das políticas de assistência social em nível municipal;

    d)    Analisar desenhos possíveis para construção e operacionalização das redes de proteção social no município;

    e)    Fortalecer a cooperação intermunicipal na gestão de políticas regionais de assistência social, empoderando a Câmara Técnica de Assistência Social do CODIVAR.

    Metodologia:

    Aula expositiva dialogada de conteúdos, análise coletiva de situações demonstrativas dos desafios da gestão municipal do SUAS, rodas de debate para a produção de entendimentos comuns. Para o bom desenvolvimento desse método é fundamental que o espaço do curso disponha de:

    • Um auditório com equipamento audiovisual para a parte expositiva
    • Salas (ou espaço amplo para a mobilidade de cadeiras) para trabalhos em pequenos grupos.

    Temas:
    Assistência

  • Programa completo

  • Gestão Municipal da Assistência Social

    Novas regulações do SUAS, impactos nos municípios, desafios municipais e a consolidação do sistema

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Abigail Silvestre Torres

    Possui graduação em Serviço Social pela PUC-SP e mestrado em Serviço Social pela PUC-SP. Doutorado em Serviço Social pela PUC\SP. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da PUC-SP, atua como docente na pós-graduação da FMU e como consultora em gestão social, principalmente nos seguintes temas: política pública de assistência social, políticas públicas para a infância e adolescência, gestão social e controle social.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Stela da Silva Ferreira

    Bacharel em Ciências Sociais pela USP, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social (NESPAS-PSU/SP). Atua como consultora na área de Gestão do Trabalho no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, sendo especializada em processos de metodologias de educação permanente e mapas de competência profissionais. Foi pesquisadora na FFLCH-USP na área de direitos de cidadania, como foco em trajetórias de famílias trabalhadoras e mobililidade urbana. É docente de pós graduação Lato Sensu, onde ministra cursos sobre avaliação de programas sociais, política de assistência social e questão urbana.

    Noimg-grid_2

    Ana Lígia Gomes

    Assistente Social, graduada pela Universidade de Brasília – UNB - 1982. Possui mestrado em Serviço Social PUC/SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Assistência Social com atuação profissional de 30 anos. Foi Secretária Nacional de Assistência Social, Diretora de Benefícios e assessora do Ministério do Desenvolvimento Social. Ocupou os cargos de Secretária Adjunta, Subsecretária de Assistência Social, subsecretária de Avaliação e Gestão da Informação e Assessora na Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF. Tem experiência na área de assistência social com ênfase na política e na gestão do Sistema Único da assistência Social.ária de Assistência Social, subsecretária de Avaliação e Gestão da Informação e Assessora na Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF. Tem experiência na área de assistência social com ênfase na política e na gestão do Sistema Único da assistência Social.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Gestores e profissionais de Secretarias Municipais de Assistência Social e órgãos públicos de administração direta; profissionais de CRAS’s e CREAS’s; profissionais e colaboradores de entidades do terceiro setor conveniadas com o poder público municipal ou de outros órgãos públicos que componham a Rede Municipal ligada às demandas em Assistência Social; Servidores públicos de outras secretarias municipais que dialoguem diretamente com a política pública municipal de assistência social ou que vislumbram a possibilidade de atuação intersecretarial da assistência social com outras áreas (educação, saúde, esportes, lazer, meio ambiente, cultura etc.); Colaboradores, profissionais e parceiros do Senac e do sistema S, direta ou indiretamente envolvidos com as demandas da assistência social no município.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil