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  • Objetivos do curso

  • Debater por meio de técnicas e análise de casos o universo das campanhas com vistas ao desenvolvimento de ações em 2012.

    Temas:
    Política no Brasil
    Controle da Corrupção no Brasil
    Marketing Político
    Estado e Três Poderes

  • Programa completo

  • Aspectos legais das campanhas eleitorais.

    O caráter legal tem ocupado cada vez mais espaço nas disputas eleitorais. Muitos pleitos têm terminado nos tribunais. Assim, um bom advogado e o conhecimento das leis são essenciais para o sucesso de qualquer campanha política. Iniciar o curso compreendendo o que é e o que não é permitido é levar o aluno a rever práticas culturalmente aceitas, que por vezes escapam à legalidade.

    Tópicos gerais do Marketing Político.

    Compreender aspectos gerais do marketing político enquanto uma ciência que tem metodologia e deve ser desenvolvido na prática cotidiana das campanhas. Levar o aluno ao conhecimento de conceitos como o de opinião pública e entender o papel das pesquisas e dos instrumentos de comunicação nas campanhas é tarefa fundamental.

    Estratégias de marketing político.

    Conceber estratégias, considerando as diversidades locais é tarefa fundamental. Não existe fórmula pronta, mas sim mecanismos que devem ser empregados para a formatação de uma boa campanha. Compreender as diversidades e os desafios técnicos é essencial.

    Análise de cases – as eleições majoritárias e proporcionais.

    Analisar cases que permitam a compreensão de aspectos teóricos em ações práticas desenvolvidas ao longo das campanhas de 2008 e 2010. Permitir ao aluno uma visão dos aspectos apresentados, permitindo um debate pautado em realidades diferentes vividas nas mais diferentes cidades do país. Participação especial de Fabio Batista, profissional de marketing político com experiência em campanhas proporcionais.

  • Professores

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    Humberto Dantas

    Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor coordenador do curso de pós-graduação na FESP-SP, CLP e FIPE-USP. Coordenador dos cursos modulares de Cidadania e Política da Oficina Municipal. Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer e da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão. Blogueiro do portal Estadão.com.br.

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    Hilton Cesario Fernandes

    Diretor de planejamento da Analítica Consultoria, empresa especializada em pesquisas de opinião e mercado. Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É especialista em pesquisas, com passagem por empresas como APPM, Ipsos e Serasa. Desde 2002 tem atuado como pesquisador nas principais campanhas eleitorais brasileiras (Presidência, Governos Estaduais, Prefeituras, Senado e Referendo). É professor visitante da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

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    Marcelo Augusto Melo Rosa E Sousa

    dvogado Formado pela PUC SP em 1990, Palestrante, Consultor Jurídico em Direito Político, Eleitoral, Parlamentar e Partidário, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP, Sócio Diretor da Sociedade de Advogados MELO ROSA E SOUSA ADVOGADOS ASSOCIADOS, Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP - no Curso de Direito Eleitoral, Processual Eleitoral e Partidário (2006 e 2008), Professor no Curso de Direito Eleitoral ILP/ALESP - Fundação Arcadas (USP) (2010), Professor convidado da Escola do Legislativo de Santa Catarina - no Curso Avançado de Formação Política (2010), Professor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo nos Cursos: Sistemas Eleitorais & de Direito Eleitoral, Professor da Oficina Municipal de São Paulo /Fundação Konrad Adenauer Stiftung - nos Cursos de Formação Política / Cidadania, Estratégias Eleitorais, Marketing Político e Campanhas Eleitorais & Nova Legislação Eleitoral 2016, Professor no Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral da EDP

  • Coordenadores

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    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • servidores públicos envolvidos em campanhas, militantes partidários e pré-candidatos.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil